Mundo Negro

Guia do Afroturismo apresenta 43 roteiros que celebram a cultura e os territórios negros brasileiros

Foto: Guia Negro/Divulgação

Promover o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro por meio do turismo. Essa é a proposta do Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira, lançado na semana passada pelo ministério do Turismo.

A publicação mapeia experiências e serviços turísticos protagonizados por pessoas negras, além de identificar boas práticas nacionais e internacionais e subsidiar políticas públicas voltadas ao setor.

Notícias Relacionadas


Para a elaboração do guia, foi aberto um formulário público onde empreendedores negros, comunidades tradicionais e gestores puderam indicar experiências em seus territórios. A curadoria resultou na seleção de 43 iniciativas afrocentradas.

O guia organiza as experiências por macrorregiões e por tipo de atividade, trazendo opções que vão de visitas a quilombos e terreiros até circuitos gastronômicos, museus e feiras culturais. Ao todo, as regiões Nordeste e Sudeste do país contam com 16 roteiros cada uma seguidas do Norte, com 5 roteiros; Centro-Oeste, com 4; e Sul, com 2 roteiros.

Entre esses passeios estão: a caminhada São Paulo Negra, que resgata as histórias negras que estão por toda a cidade; a Pequena África, onde os visitantes vão à zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, conhecida pelo patrimônio cultural negro; e a Rota Pantanal Negro, uma experiência que une natureza, cultura e ancestralidade em pleno Pantanal Mato-Grossense.

Veja o guia aqui!

Fonte: Agência Brasil/Tatiana Alves

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile