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Grupo L’Oréal no Brasil celebra 65 anos com evento que reafirma compromisso com diversidade e inclusão

Crédito: Maycon Cabral/Mundo Negro

Com a presença de embaixadores, diretores e influenciadores, o evento ocorreu na sede do Rio de Janeiro, na região da Pequena África, nesta terça-feira, 17 de setembro.

Em comemoração aos 65 anos de atuação no Brasil, o Grupo L’Oréal realizou nesta terça-feira (17) um evento para reafirmar seus valores e objetivos na indústria da beleza. Com a presença de embaixadores, influenciadores e do público em geral na sede do Rio de Janeiro, localizada na região conhecida como “Pequena África”, a marca destacou que o futuro da beleza está na diversidade e na inclusão.

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O evento contou com painéis que abordaram impacto social e transformação local. Marcelo Zimet, presidente do Grupo L’Oréal no Brasil, que abriu a cerimônia, ressaltou que são esses pilares que tocam a vida e a beleza plural dos brasileiros, promovendo um crescimento sustentável.

“Para a L’Oréal, é visível que a diversidade está presente no nosso dia a dia, começando pelo endereço que escolhemos para a sede no Rio de Janeiro, em um bairro histórico para a população negra. Por essa razão, a maximização dessas frentes inclusivas é um compromisso que recebe a devida atenção. Acreditamos que o futuro será liderado por países que possuem e investem nessa potência de pluralidade”, destacou Marcelo.

Marcelo Zimet, presidente do Grupo L’Oréal no Brasil reafirma o compromisso com a diversidade no futuro da beleza.
Crédito: Maycon Sobral/Mundo Negro

Feirão de Oportunidades: empregabilidade e inclusão

O impacto social é um fator determinante que guia o discurso e as ações da empresa, tanto interna quanto externamente. Durante o evento, a L’Oréal promoveu uma “Feira de Oportunidades” em frente à sede, oferecendo mais de 10 mil vagas de emprego e cursos de profissionalização em parceria com outras empresas. Mesmo com a chuva no início da manhã, centenas de pessoas compareceram em busca de recolocação profissional ou da primeira oportunidade de emprego.

Segundo Zimet, a iniciativa, em parceria com o Movimento Pela Equidade Racial (Mover), Light, Americanas, Hortifruti Natural da Terra, Grupo Cataratas, CCR Barcas, VLT Carioca, MetrôRio, CIEE, Águas do Rio e Fundação Darcy Vargas, visa impulsionar a economia local. A ação busca reverter um cenário preocupante no Brasil, onde mais de 5,4 milhões de jovens de 14 a 24 anos não estudam nem trabalham, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Nesse contexto de capacitação e oportunidades, o projeto “Por um Fio”, da ONG Providenciando a Favor da Vida, é um dos parceiros do Grupo L’Oréal no Brasil presentes no evento. Localizada no Morro da Providência, a iniciativa qualifica mulheres nas áreas de costura e massoterapia, atendendo mais de 80 mães solo na favela da região central.

A parceria entre L’Oréal Brasil e a ONG Providenciando a Favor da Vida é uma das ações que impactam socialmente no Morro da Providência. Crédito: Maycon Cabral/Mundo Negro

Raquel Spinelli, fundadora da ONG, destaca os frutos dessa parceria que se iniciou durante a pandemia, possibilitando a criação do “Por um Fio”. “Esse é um projeto  que cuida, resgata e empodera essas mulheres que são de favela. Isso também é beleza”, afirma Raquel.

Pluralidade: reflexões da carta-manifesto sobre 65 Anos de L’Oréal

A beleza como resgate da ancestralidade negra e empoderamento feminino também foi evidenciada na carta-manifesto de 65 anos do grupo. De acordo com dados da empresa, mais de 20% das pessoas em cargos de liderança se autodeclaram negras. Lida pela voz de Taís Araújo, embaixadora de L’Oréal Paris há 15 anos, a carta destaca a pluralidade brasileira e o compromisso do Grupo L’Oréal no Brasil com a empregabilidade e a qualificação de pessoas com deficiência, negras, jovens e mulheres.

“Uma palavra que dá nome a uma coisa. Coisa subjetiva. Abstrata. Ninguém sabe explicar exatamente o que é a beleza, mas sabe sentir. Sabe celebrar, sabe cuidar. E é exatamente isso que o Grupo L’Oréal faz há 65 anos no Brasil. Cria, move, cuida e traz toda a inovação para as belezas desse país. Sim, belezas, porque a beleza brasileira é substantivo, mas não é singular e plural. É diversa, múltipla, de muitas formas e cores, com muitas histórias. E em cada história dessas belezas tem uma parte da história do Grupo L’Oréal no Brasil. O Grupo L’Oréal, no Brasil há 65 anos na história de todas as belezas brasileiras”, aponta o manifesto.

No painel sobre a história das belezas brasileiras, Taís Araújo revisitou o início de sua trajetória como modelo e atriz. Emocionada com a presença plural do público, ela destacou que hoje é possível enxergar a diversidade nos jornais, novelas, teatros e nos bastidores do mundo da moda, como o setor de marketing.

“É uma luta que enfrento desde o início, lá quando era modelo com 13 anos. O mercado da beleza não enxergava a gente, mas nós sempre consumimos os produtos e roupas mesmo assim, seja em forma de autoestima, de protesto ou de qualquer outra coisa”, comenta Taís, que foi a terceira mulher negra a protagonizar uma telenovela no Brasil em “Xica da Silva” (1996).

Ela também ressaltou que a parceria com a L’Oréal sempre contou com esse desejo de transformação. Em suas primeiras aparições, já era possível notar a imagem do cabelo crespo, algo que não era bem-visto nas propagandas da época.

Empregabilidade e diversidade marcam os próximos passos da L’Oréal Brasil

Um futuro mais diverso e inclusivo é construído com ações no presente, é o que indica o discurso de Helen Pedroso, diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos, que destacou a importância da contratação de jovens negros, mulheres e pessoas com deficiência. De acordo com ela, que é a primeira mulher negra a compôr um cargo de diretora no grupo L’Oréal Brasil, essa ação inclusiva tem que ser contínua. “Há um incentivo interno e externo para ações que geram empregabilidade”, afirmou a primeira mulher negra na diretoria do grupo.

A celebração de 65 anos da empresa foi marcada por uma beleza inclusiva, diversa e negra. Crédito: Maycon Cabral/Mundo Negro

Essa virtude da marca é também um objetivo para quem prospecta os próximos passos da empresa, como Eduardo Paiva, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão do grupo. Ele ressaltou que os pilares da L’Oréal também abordam território, sexualidade e classe social, influenciando o que é considerado “beleza”. “É necessário criar um conceito de futuro e beleza sustentável de forma diversa e autoafirmativa. Por isso, investimos em um programa de aceleração profissional para criadores negros de conteúdo, que já formou a primeira turma de influenciadores”, explica Paiva.

O programa “Beleza Mais Diversa” é uma iniciativa que evidencia os objetivos de representatividade e profissionalização da marca, tendo envolvido mais de 50 criadores de conteúdo negros no país.

A exposição e o encontro musical encerraram a celebração

O evento também destacou o lado artístico e cultural, intrinsecamente conectado ao universo da moda e da beleza. A exposição “Nós Mesmas”, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Instituto Pretos Novos, apresentou obras de artistas como Carla dos Santos, Landara Marcele, Monique Ribeiro, Yanam Queiroz, Veridiane Vidal e Urucuia.

A exposição “Nós Mesmas”, do Instituto Novos Pretos, apresentou um olhar artístico e crítico de mulheres negras pelo Brasil. Crédito: Maycon Cabral/Mundo Negro

Com foco no empoderamento da mulher negra, as obras exploram temas como as realidades das favelas, religiões afro-brasileiras, identidades afro-indígenas e fotografia popular.

Texto: Ariel Freitas

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