O “Doodle” de hoje, ilustrado pela artista convidada Bel Andrade Lima , foi pensando para homenagear a cantora e contadora de histórias Dona Militana que completaria 96 anos nesta data.
Com uma vasta memória de baladas medievais, ela proporcionou um registro único de contos ibéricos e brasileiros de gerações.
Notícias Relacionadas
Militana Salustino do Nascimento, também conhecida como Dona Militana, nasceu em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, neste dia em 1925. Quando criança, trabalhava no campo; plantando safras e tecendo cestos com seu pai, que cantava enquanto trabalhavam. Muitas de suas canções contavam histórias de uma era passada de reis, rainhas, guerreiros e amantes medievais – histórias que Militana nunca esqueceu.
O talento tradicional de Militana permaneceu praticamente desconhecido por décadas, até que ela foi descoberta pelo folclorista Deífilo Gurgel na década de 1990. Foi aí que compartilhou com o mundo sua prodigiosa crônica de canções e histórias – algumas das quais com mais de 700 anos.