Promovendo debates sobre narrativas negras no audiovisual, o Festival Negritudes Globo chega a sua segunda edição com um elenco de estrelas confirmadas, incluindo Lázaro Ramos, Taís Araújo, Kenya Sade, Larissa Luz e outros talentos renomados, o evento está marcado para o dia 3 de outubro na Cinemateca de São Paulo e é gratuito e aberto ao público.
O festival tem como objetivo central trazer as narrativas negras para o centro da conversa, promovendo trocas culturais e fomentando conexões profissionais no mundo do audiovisual. Com uma programação diversificada, o evento contará com mais de 10 mesas de discussão em três palcos simultâneos, pocket shows, stand ups, exibições de documentários e estreias de filmes.
Notícias Relacionadas
Entre os temas a serem discutidos, destacam-se o processo criativo, a presença negra nas telas, a ancestralidade e o afrofuturismo, a música preta e o desenvolvimento de talentos. Cerca de 3 mil pessoas são esperadas para participar desse encontro.
Uma das novidades deste ano é o espaço dedicado às mentorias de roteiros em parceria com o Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para o Audiovisual da Globo (LANANI). Essa iniciativa visa abrir as portas do mercado para roteiristas negros e indígenas, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.
O Festival Negritudes Globo é uma evolução do Negritudes 2022, que foi realizado internamente na Globo e reuniu influenciadores, parceiros de negócios e do mercado. O evento faz parte do Negritudes, uma plataforma da Globo criada para debater novas narrativas pretas no audiovisual. Por meio de rodas de conversas, eventos e redes sociais, uma plataforma promove a produção de conteúdo cultural sob a perspectiva de pessoas negras.
As inscrições para o Festival Negritudes Globo já estão abertas e podem ser feitas através do site do evento: somos.globo/negritudes.