A turnê ‘Tempo Rei’ do Gilberto Gil encerrou a sua passagem em São Paulo no último sábado, 26 de abril. Além da emocionante despedida do cantor revivendo seus grandes sucessos, o público também pôde apreciar as obras, com um azul profundo, que tomaram o telão durante a apresentação de “Refavela”, do artista visual Emerson Rocha, conhecido como Saturno.
Logo no início da música, foi exibida a imagem impactante de dois meninos pequenos, com óculos Juliet, segurando uma Espada-de-São-Jorge e uma Rosa. A obra, intitulada Ibeji – Crianças Sagradas, em referência às divindades das religiões de matriz africana, assinada por Saturno, foi escolhida pessoalmente por Gil para compor a estética do show.
Notícias Relacionadas

O convite veio após Saturno assinar a identidade visual do baile Noite da Aclamação, evento beneficente organizado por Léo Santana e Lore Improta, em Salvador. Durante a festa, o artista conheceu Gilberto Gil, homenageado da edição deste ano, e lhe presenteou com a obra Orixá Vivo, um autorretrato do cantor.
Após alguns dias, a equipe de produção da turnê entrou em contato por e-mail, propondo que Saturno enviasse opções de suas obras para apreciação de Gil. Foram selecionadas seis delas: Orixá Vivo, A Flecha que Aponta o Caminho, Preto, Banho de Mar, Ibeji – Crianças Sagradas e Domingo III.
“Foi muito bacana ter sido escolhido por ele pra participar desse momento, que é tão relevante e tão potente na carreira de Gil. Ainda parece um pouco surreal pra mim, mas é bastante gratificante enquanto artista visual, enquanto homem preto”, afirma Emerson em entrevista ao GQ Brasil.
Emerson Rocha, artista, crítico e curador, é famoso por trazer em suas obras representações ancestrais das culturas e religiões de matriz africana, misturado com elementos clássicos da vida e do estilo contemporâneo de jovens periféricos.
No dia 31 de maio, Gil desembarca no Rio de Janeiro para o próximo show da turnê, que continuará viajando pelo Brasil, que encerrará em 23 de novembro, em Recife (PE).
Notícias Recentes
