No aniversário de 471 anos da capital paulista, no próximo sábado, 25 de janeiro, a cultura negra e periférica ocupa o centro das atenções com a exposição ‘Funk Arte & Resistência‘. A mostra, promovida pela PerifaCon, será aberta ao público no Pátio do Complexo Cultural Funarte, em Campos Elíseos, e permanecerá até 25 de março, com entrada gratuita.
O projeto, que celebra o funk como expressão artística e social das periferias, reúne mais de 30 obras de artistas de diferentes quebradas de São Paulo. A iniciativa é resultado de uma residência artística realizada no início de 2024, durante a qual nove jovens mergulharam em técnicas de artes visuais e experiências ligadas ao universo do funk. O objetivo, segundo a organização, é reforçar a importância da periferia como polo de produção cultural e enfrentar o preconceito que ainda cerca o gênero musical.
Notícias Relacionadas
“A gente sabe o quanto é desafiador para os artistas periféricos conquistarem visibilidade. Criamos este projeto para dar ampliar vozes e construir e espaço à produção desses talentos da quebrada e mostrar que a periferia é protagonista na cena cultural. Agora é hora de compartilhar essa riqueza com todo mundo”, afirma Andreza Delgado, fundadora da PerifaCon e curadora da exposição.
Com estreia durante a última edição da PerifaCon, em julho de 2024, a exposição atraiu mais de 10 mil visitantes. Agora, em sua nova fase, será inaugurada às 16h no dia 25 de janeiro, com a presença de artistas residentes e convidados, como Hiago Bezerra, Homem Saudade³ e Caodenado, que prometem enriquecer o encontro com suas trajetórias e perspectivas.
Além de comemorar o aniversário da cidade, a exposição busca reafirmar o funk como uma manifestação cultural genuinamente periférica, que carrega em si histórias, resistências e a potência criativa das comunidades paulistanas.
Serviço
Exposição Funk Arte & Resistência
Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia
Local: Pátio do Complexo Cultural Funarte — Alameda Nothmann, 1058 — Campos Elíseos, São Paulo
Datas: De 25/01 a 25/03/2024
Recomendação etária: livre.