Mundo Negro

Flávio Dino se manifesta após ser indicado por Lula ao STF: “prova de reconhecimento profissional”

Foto: Ricardo Stuckert.

O presidente Lula indicou, nesta segunda-feira (27) o ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Dino, que vai ocupar a vaga da ministra Rosa Weber, utilizou as redes sociais para se manifestar. “O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para Ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade“, declarou.

Flávio Dino possui Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB), de 2002 a 2006. Na magistratura, o profissional foi juiz federal por 12 anos. Exerceu os cargos de secretário geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e assessor da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, Dino também atua como Ministro da Justiça e Segurança Pública.

A indicação de Dino, feita por Lula, contrariou a articulação do movimento negro em prol da indicação de uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF).  Nenhuma mulher negra teve a oportunidade de ocupar uma das onze cadeiras do tribunal, apesar desse grupo representar aproximadamente 28% da população brasileira. De todos cento e sessenta e oito ministros que já integraram a corte, somente quatro eram negros. Todos eles, homens e só três mulheres chegaram ao posto de ministra e todas elas brancas.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile