Mundo Negro

Filmes com protagonismo negro para assistir no Dia do Cinema Brasileiro

Fotos: Divulgação

Para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro, nesta quarta-feira, 19 de junho, o Mundo Negro selecionou filmes que exaltam o protagonismo negro e contribuem para a valorização da identidade cultural nacional da comunidade negra, e que marcaram o audiovisual brasileiro pela diversidade, reflexões e indicações a grandes prêmios, disponíveis nas plataforma digitais de streaming ou em exibição nos cinemas.

Veja a lista completa abaixo:

Notícias Relacionadas


Cidade de Deus

Responsável pela revelação de grandes talentos como Douglas Silva e Leandro Firmino, o filme conta a história de Dadinho (Zé Pequeno) e da comunidade da Cidade de Deus na perspectiva de Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem que cresceu na região e se tornou fotógrafo. Indicado a quatro Oscars, agora o filme vai ganhar uma série “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, que conta com o retorno de uma parte do elenco. A série será lançada no Max (antigo HBO Max) em agosto. O clássico nacional está disponível na Netflix e Telecine.

Marte Um

Apesar de ter ficado fora do Oscar 2023, Marte Um foi muito aclamado pela crítica e recebeu diversos troféus em outras importantes premiações de cinema. O filme traz o cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), o caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Morando na periferia de um grande centro urbano, não há muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet. Disponível no Globoplay e Telecine.

Grande Sertão

O filme é uma adaptação da aclamada obra literária “Grande Sertão: Veredas”, escrita por João Guimarães Rosa. O longa-metragem leva para as telas a complexidade e a beleza do sertão mineiro, retratando a saga de Riobaldo e sua jornada de autoconhecimento e enfrentamento com o diabo. Luis Miranda e Mariana Nunes estão entre a estrelas do longa-metragem. Em exibição no cinemas.

Pureza

Baseado em uma história real, Pureza (Dira Paes) é reconhecida internacionalmente pela sua luta contra o trabalho escravo. Em 1993, ela ficou meses sem notícias do filho mais novo, Abel, que estava na Amazônia trabalhando no garimpo. Por três anos, ela descobriu e enfrentou um grande sistema de trabalho precário. O filme está disponível na Telecine e Apple TV+.

Besouro

Com a capoeira ainda probida na década 20, a trama acompanha a história de Besouro (Ailton Carmo), um menino orfão que se transformou em um grandes mestres capoeiristas, que precisa reconhecer as suas fragilidades internas para evoluir e lutar contra injustiças impostas pelo povo negro, em Salvador, Bahia. O longa remete muito à ancestralidade negra, com referências das religiões de matriz africana. Disponível no YouTube.

Vale Night

A comédia brasileira conta a história de Daiana (Gabriela Dias) e Vini (Pedro Ottoni), um jovem casal da periferia paulista que, assim como qualquer outro casal com filho pequeno, sonha com um “vale night” para variar um pouco a rotina. Linn da Quebrada, Yuri Marçal e Tia Má também compõe o elenco. Disponível no Star+.

Ó, Paí Ó 2

Após 15 anos do primeiro filme de Ó, Paí Ó, protagonizado por Lázaro Ramos, agora a sequência volta a acompanhar a rotina de Roque. O cortiço de Joana (Luciana Souza) continua carregado de festas, fofocas e confusões. O bairro se prepara para a festa de Iemanjá, enquanto lida com as polêmicas dos vizinhos. A comédia conta o retorno do grande elenco. Disponível no Prime Video.

Nosso Sonho

Com Lucas Penteado e Juan Paiva como Claudinho e Buchecha, filme conta a história de uma das maiores duplas da música brasileira dos anos 90 e início dos 2000. O longa vai trazer a trajetória dos dois, que começou com uma amizade nas periferias de Niterói, no Rio de Janeiro, as dificuldades até se tornarem grandes nomes da música. A dupla teve um fim trágico com a morte de Claudinho em um acidente de carro, em 2002. Disponível na Telecine.

Um dia com Jerusa

Estrelado por Léa Garcia e Débora Marçal, o filme acompanha a história da sensitiva Silvia, uma jovem pesquisadora de mercado, que enfrenta as agruras do subemprego enquanto aguarda o resultado de um concurso público. Ao mesmo tempo, a graciosa Jerusa, uma senhora de 77 anos, é testemunha ocular do cotidiano vivido no bairro do Bixiga, recheado de memórias ancestrais. Disponível na Netflix.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile