Mundo Negro

Filmes brasileiros com protagonismo negro são pré-selecionados para concorrer ao Oscar 2024

Foto: Angelica Goudinho

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta terça-feira, 5, a lista com os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2024.

Entre os títulos, quatro são protagonizados por pessoas negras: “Nosso Sonho”, com Juan Paiva e Lucas Penteado, “Noites Alienígenas”, com Gleici Damasceno, “Estranho Caminho” com Carlos Francisco e “Pedágio” com Kauan Alvarenga. Os filmes “Retratos Fantasmas” e “Urubus” também integram a lista.

Notícias Relacionadas


Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e a eleição será realizada em dois turnos. No dia 12 de setembro, terça-feira, será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar.

Entre os membros da Comissão de Seleção deste ano, está o Gabriel Martins, diretor do filme “Marte Um”, selecionado pela Academia para representar o Brasil no Oscar 2023, o cineasta Estevão Ciavatta, pesquisadora e curadora audiovisual Tatiana Carvalho Costa, entre outros.

Leia mais sobre os filmes protagonismo negro abaixo:

Nosso Sonho

O filme irá acompanhar a trajetória que pouca gente conhece, desde as dificuldades em família até a fama nacional da dupla Claudinho e Buchecha, protagonizado por Lucas Penteado e Juan Paiva. A estreia nos cinemas de todo o Brasil será no dia 21 de setembro.

Noites Alienígenas

Rivelino (Gabriel Knoxx), Sandra (Gleici Damasceno) e Paulo (Adanilo) são três amigos de infância e da periferia que se reencontram na cidade de Rio Branco em um contexto trágico de chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia. Disponível na Netflix.

Pedágio

Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. O longa ainda não teve o trailer e a data de estreia nos cinemas divulgada. 

Kauan Alvarenga no pôster de ‘Pedágio’ (Foto: Acervo/Globo Filmes)

Estranho Caminho

Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer. O longa ainda não teve o trailer e a data de estreia nos cinemas divulgada.

Carlos Francisco em ‘Estranho Caminho’ (Foto: Divulgação/Embaúba Filmes)

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile