Mundo Negro

Filme Sementes: Mulheres Pretas no Poder” poderá ser visto online

Nesta segunda-feira (7), o filme “SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER”, dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano, terá sua estreia online e poderá ser visto gratuitamente. A princípio, a obra acompanha, escuta e revela quem são algumas das mulheres pretas na política do Brasil. Elas emergiram após o brutal assassinato de Marielle Franco.

O Brasil tem a menor representação parlamentar feminina na América do Sul com menos de 10% de cadeiras existentes na câmara dos deputados ocupadas por mulheres. Dessa forma, para elas, responder politicamente ao assassinato de Marielle Franco significou candidatar-se a cargos de deputadas federal e estadual nas eleições de 2018, ou seja, disputar o espaço da política institucional do qual Marielle foi brutalmente arrancada.

Notícias Relacionadas


“SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER” é o primeiro longa da co-diretora Éthel Oliveira, da fotógrafa Marina Alves e da roteirista Lumena Aleluia. Uma escolha da produtora executiva e co-diretora Júlia Mariano, que coloca em perspectiva o próprio cinema brasileiro e toda a produção de memória e história que vem com ele. Pois temos um cinema fundado no fazer de pessoas brancas, que desconsidera outras perspectivas e olhares de mundo. Sendo assim, esse mono-olhar branco, que constrói nosso imaginário coletivo, é redutor e empobrecedor. Mas, para além disso, é também constitutivo do racismo estrutural brasileiro. É perceber como o corpo feminino negro é trabalhado no cinema nacional para se ter o tamanho do problema.

O documentário é distribuído pela Embaúba Filmes e tem a campanha de impacto feita pela Taturana e poderá ser visto gratuitamente na embaubafilmes.com.br.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile