Mundo Negro

Filme de Antonio Pitanga sobre Revolta dos Malês estreia em novembro

Foto: Vantoen Pereira JR

Dirigido por Antonio Pitanga, o longa-metragem “Malês” tem data marcada para chegar aos cinemas. Um teaser exclusivo do filme foi divulgado no dia 18 de julho durante a mesa “Narrativas orais como forma de resistência”, parte da programação do Festival Negritudes Globo, realizado em Salvador e deve estrear no dia 14 de novembro deste ano.

Baseado em fatos históricos, “Malês” retrata a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas na história do Brasil, ocorrido em 1835. Liderado por africanos muçulmanos, o movimento buscava a libertação dos negros escravizados em Salvador. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente reprimidos.

Notícias Relacionadas


O elenco inclui Rocco e Camila Pitanga, filhos do diretor, além de Wilson Rabelo (“Bacurau”), Bukassa Kabengele, Samira Carvalho, Rodrigo de Odé, Heraldo de Deus e Patrícia Pillar. O roteiro é assinado por Manuela Dias e a direção de fotografia é de Pedro Farkas.

No filme, Antonio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes da rebelião, que destacava a importância da união entre diferentes povos e religiões para o sucesso do movimento. O filme também apresenta outros líderes históricos da revolta, como Ahuna (Rodrigo dos Santos), Manuel Calafate (Bukassa Kabengele), Vitório Sule (Heraldo de Deus) e Luís Sanim (Thiago Justino).

“Malês”, produzido por Flávio R. Tambellini, da Tambellini Filmes, é uma coprodução com a Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e RioFilme, com patrocínio da Petrobras. Rodado em Cachoeira e Salvador, na Bahia, e em Maricá, no Rio de Janeiro, o longa retrata as difíceis condições de vida de homens e mulheres negros na Bahia do século XIX, abordando temas como racismo, pobreza e intolerância religiosa.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile