Mundo Negro

Festival Latinidades lança concurso para revelar novas vozes literárias negras em escolas públicas do DF

Escritora Kiusam de Oliveira no Festival Latinidades - Foto: Divulgação

Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal têm até o dia 21 de maio para se inscrever no Concurso Literário Afrolatinas, que em sua primeira edição desafia participantes a escrever sobre o tema “Mulheres Negras Movem o Mundo”. A iniciativa, voltada para alunos do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano), EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio, oferece premiação em dinheiro, certificados e menções honrosas.

Organizado pela Universidade Afrolatinas e integrado ao Festival Latinidades 2025, o concurso busca estimular a produção textual sobre o legado histórico e a atuação contemporânea de mulheres negras em diferentes esferas sociais. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponibilizado pela universidade (CLIQUE AQUI).

Notícias Relacionadas


As categorias variam conforme o nível escolar, abrangendo poesia, contos, crônicas, redações dissertativo-argumentativas, manifestos e cartas abertas. Os melhores textos em cada modalidade serão premiados com valores em dinheiro (não especificados no edital) e certificados. O resultado será divulgado em junho, e a cerimônia de premiação ocorrerá durante o Festival Latinidades, entre 23 e 31 de julho.

Para Jaqueline Fernandes, presidente da Universidade Afrolatinas e diretora geral do festival, o concurso é um desdobramento natural de 17 anos de atividades que incluíram oficinas literárias e publicações. “Esperamos estar abrindo portas para mais Evaristos, Carolinas, Lucindas, Suelis”, disse, citando escritoras negras de destaque.

Serviço

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile