Mundo Negro

Festival Feira Preta anuncia datas para 2025 e seguirá com o tema “Ser Feliz é a Nossa Revolução”

Foto: Larissa Isis

O Festival Feira Preta, o maior festival de cultura e economia criativa negra da América Latina, já confirmou sua próxima edição e divulgou as datas para 2025. O evento acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, seguindo o tema “Ser Feliz é a Nossa Revolução“. As atrações e a data de abertura das vendas de ingressos ainda não foram reveladas.

“Estamos muito animados em anunciar a realização de mais uma edição do Festival Feira Preta, um espaço onde celebramos a cultura afro-brasileira em toda a sua riqueza e pluralidade. Este festival é mais do que um evento, é um espaço de fortalecimento e valorização da nossa criatividade e inventividade, e mais uma vez, reforçaremos a ‘felicidade preta como revolução’. Queremos destacar a importância da alegria, do bem-estar, da prosperidade financeira e da realização pessoal na vida da população negra”, afirma Adriana Barbosa, fundadora do Festival Feira Preta.

Notícias Relacionadas


Este ano, o evento celebrou sua 22ª edição, realizada de 03 a 05 de maio, ocupando 200 mil m² do Parque Ibirapuera. O evento atraiu mais de 60 mil pessoas nos três dias.

Além disso, também levou mais de 5 mil pessoas para o figital (físico + digital) no metaverso e lançou o Mapa Zumbi dos Palmares no Fortnite, em parceria com a Salve Games, fortalecendo o Festival também como território de tecnologia realizada por mãos negras. Com 160 atrações, incluindo shows, painéis, intervenções artísticas e uma feira de produtos e serviços de empreendedores negros, o evento gerou 600 empregos diretos e uma estimativa de mais de 1200 indiretos, movimentando R$ 1.335.000,00 em vendas para mais de 150 empreendedores negros.

O Festival Feira Preta é o único de seu porte idealizado e realizado por uma mulher negra brasileira. Adriana Barbosa, há mais de 20 anos, potencializa a cultura, o entretenimento e o empreendedorismo negros. A programação plural do festival reflete sua visão sistêmica sobre a criatividade e a inventividade negra, com grandes shows, talks, desfiles de moda, espaço de beleza, programação infantil, ativações de marca, mapeamento e, na última edição, integração com o metaverso.

Fundado em 2002, o Festival Feira Preta nasceu para a venda de produtos e serviços de empreendedores negros. Ao longo desses 21 anos, mais de 250 mil pessoas, 7 mil artistas, 3 mil empreendedores do Brasil e de outros países da América Latina já passaram pelo evento. No formato online, em 2020 e 2021, foram mais de 65 milhões de views. Ao todo, com as vendas de produtos e serviços de afroempreendedores, já movimentou mais de R$ 15 milhões diretamente.

Em sua maior edição, realizada neste ano, contou com a presença de marcas como Doritos®, Mercado Livre, Mercado Pago, SEDA® e Budweiser, além do patrocínio de VIVO e Beats, e parceria com a URBIA. 

“O Festival Feira Preta é um lugar onde podemos ser quem desejamos, existir sem medo, ser e nos reconhecermos abundantes. E é por este motivo que o reestruturamos, para se tornar algo ainda maior e possível de experiências, trocas e felicidades coletivas”, completa Adriana.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile