Mundo Negro

Fale sem medo – A violência dentro das Universidades

Instituto Avon discute a violência contra mulheres universitárias

Precisamos falar, sem medo, sobre a violência contra mulher. Diariamente mães, tias, esposas, vizinhas, professoras e estudantes são agredidas física, moralmente, virtualmente ou perdem a vida somente por pertencerem ao gênero feminino. Se falarmos de mulheres negras a estatísticas mostram números que chocam pela quantidade e evolução.

Notícias Relacionadas


Mulheres negras também sofrem com violência nas universidades (Foto: Lorena Monique).

Uma pesquisa da ONU realizada entre os anos de 2003 e 2013 e divulgada em novembro deste ano, mostra que em uma década o número homicídios contra mulheres negras cresceu em 54%. Entre as mulheres brancas esse índice teve decréscimo de 10%. Esse não é um problema da comunidade negra. É um problema nacional.

Fale Sem Medo

O empoderamento das mulheres, no sentido de disponibilizar informações que lhes ofereçam não somente amparo, mais instrumentos para denunciar seus agressores é fundamental para salvar vidas.

O Instituto Avon abraçou essa causa e tem apoiado organizações e coletivos femininos, além promover ações de combate à violência contra a mulher. É o projeto “Fale Sem Medo  Não à Violência Doméstica” que é tema de um fórum que acontece amanhã (3 de dezembro), em São Paulo, onde palestrantes nacionais e internacionais discutirão sobre violência de gênero dentro das Universidades.

Durante o evento que será apresentado pela jornalista Astrid Fontenelle, haverá a apresentação de uma pesquisa inédita feita pelo Instituto Avon, em parceria com Data Popular.

Essa é a 3ª edição do Fórum, mas é a primeira vez que ele é aberto ao público. A inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.institutoavon.org.br/forumfsm. As palestras começam a partir das 13h30 e tem transporte gratuito para o local do evento a partir da estação CEASA da CPTM (linha 9 – Esmeralda). Mais informações sobre o evento: https://www.facebook.com/events/1727143007515743/ 

Comunicadoras discutem a violência contra a mulher pela Internet

Pela manhã, antes do Fórum começar, o Think Olga irá mediar um bate papo com jornalistas sobre o ódio contra mulheres na Internet.

A jornalista Silvia Nascimento, fundadora do site Mundo Negro, o primeiro portal de conteúdo jornalístico para negros no Brasil e eleita pelo coletivo Blogueiras Negras, como uma das negras mais influentes da Internet em 2013, irá participar do hangout contando sua história e comentando os recentes ataques às celebridades negras pelo Facebook, como os casos Maju Coutinho e Taís Araújo.

Foto em destaque:  Lorena Monique

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile