Mundo Negro

Exposição “Dos Brasis” bate recorde em Petrópolis com quase cem mil visitantes em apenas um mês

Imagem: Don't Touch (2020), Mauricio Igor

A exposição “Dos Brasis – arte e pensamento negro”, maior exposição de artistas negros já montada no Brasil, alcançou um feito histórico no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ). Em apenas um mês de exibição, a mostra atraiu quase cem mil visitantes, estabelecendo um novo recorde de público para o espaço cultural em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Góes, do jornal O Globo.

Inaugurada em 3 de maio, a exposição, que celebra a produção artística de artistas negros brasileiros, fica em cartaz até 27 de outubro. Reunindo um total de 384 obras de 241 artistas, a mostra explora um vasto período da história da arte, desde o final do século XVIII até as produções contemporâneas do século XXI.

Notícias Relacionadas


Imagem: Don’t Touch (2020), Mauricio Igor

Os visitantes podem explorar sete núcleos temáticos, que trazem uma rica diversidade de formas artísticas, incluindo pinturas, fotografias, esculturas, instalações e videoinstalações. A curadoria é assinada por Igor Simões, com colaboração de Lorraine Mendes e Marcelo Campos, que organizaram a mostra de maneira a refletir a amplitude e profundidade da arte e do pensamento negro no Brasil.

A entrada para a exposição é gratuita, o que tem contribuído para a grande afluência de público. A iniciativa busca não apenas promover a visibilidade dos artistas negros, mas também estimular uma reflexão crítica sobre a história e a cultura do país através das lentes da arte.

A exposição chegou ao Rio de Janeiro após uma temporada de cinco meses em cartaz no Sesc Belenzinho, localizado na Zona Leste de São Paulo. “É uma exposição saturada, cheia, lotada. É uma resposta àquela pergunta: ‘Onde estão os negros na arte brasileira?’. Esse espaço diz: isso não é uma onda, nem algo recente. É uma lista interminável, e apenas uma pequena parte do que podemos mostrar”, contou o historiador gaúcho Igor Simões em entrevista concedida à Veja SP, em agosto de 2023.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile