No dia 20 de novembro o Centro Cultural Dyla Sylvia de Sá (Praça Seca) recebe “Zumbi Por ELAS” que reúne teatro, dança, gastronomia, artes visuais e história em um só lugar. O evento enaltece a força do feminino, desde Palmares até os dias atuais. O evento tem o objetivo de exaltar o papel da mulher na sociedade e enaltecer uma figura ainda pouco conhecida: Dandara dos Palmares.
“A biografia de Dandara sequer é lecionada ou citada em livros escolares. E isso nada mais é do que a marca do machismo preconceituoso e atuante desde o Brasil Colônia. Lamentavelmente, nem mesmo os movimentos negros e feministas mencionam Dandara com a frequência e destaque merecido. Com esse evento, queremos ajudar a tornar sua história conhecida igualmente como a importância da sua atuação ao lado de Zumbi”, afirma Jusele Sá, uma das organizadoras do evento.
Notícias Relacionadas
A programação do evento conta com o espetáculo Teatral “UBUNTU – Eu sou porque nós somos”, a exibição dos curtas “O que você tem na cabeça” e “Mulher Movente”, DJ Tammy, Roda Musical Samba de Guerreira com participação de Luiza Dionizio, exposição fotográfica das fotógrafas Tata Barreto e Alessandra Coelho, atuação de grafiteiras da baixada, além da apresentação do Bloco de Guerreira. A gastronomia fica por conta da tradicional Feijoada, feita pela Casa Berner.
Sobre Dandara dos Palmares
A atuação de Zumbi dos Palmares como mentor de umas das mais importantes revoluções étnicas foi fundamental para a mudança dentro do cenário do país. No entanto, pouquíssimos sabem que por trás dessa história existia também uma figura não tão menos importante que Zumbi, Dandara dos Palmares. Esposa de Zumbi, ela liderou homens e mulheres ao lado de seu marido.
Por não se encaixar nos padrões de gênero da época e que ainda hoje são impostos às mulheres, Dandara foi apagada da história como uma suicida que preferiu morrer a voltar para a prisão. Na verdade o que tudo indica é que, devido ao seu grande poder de mobilização, ela teria sido assassinada.
E assim Zumbi Por Elas é um projeto que reafirma e celebra o protagonismo feminino tendo como sua representante uma heroína que por mais que possa ter sua trajetória considerada como invisível, até hoje nos faz refletir quão é importante o papel da mulher negra dentro do cenário brasileiro.
PROGRAMAÇÃO – 20 de novembro ( 13h as 20h)
13h às 14h – Espetáculo Teatral “UNBUTU”- Eu sou porque nós somos;
14h às 15h – Exibição dos curtas “O que você tem na cabeça”, de Carlos Maia e “Mulher Movente”, de Beatriz Taunay;
14h – Início da feijoada;
15h – Início da Roda Musical Samba de Guerreira com abertura do Coral Casa de Santana;
16h às 16h30 – Intervalo DJ
16h30 às 17h30 – Roda Musical Samba de Guerreira;
17h30 às 18h – DJ
18h às 19h – Roda Musical Samba de Guerreira com participação de Luiza Dionizio;
19h as 19h40 – Apresentação do Bloco de Guerreira (Núcleo Dandara);
20h – Encerramento
O evento conta, ainda, com a feira de expositores do Pra Comuna e grafite ao vivo.
SERVIÇO
Evento – Zumbi Por ELAS
Data: 20 de novembro
Horário: Das 13h às 20h
Local: Centro Cultural Dyla Sylvia de Sá
Endereço: Rua Barão, 1180 – Praça Seca, Rio de Janeiro – RJ, 21321-620
GRÁTIS
Valor da Feijoada: R$30,00 – Lista amiga: R$20,00 (basta colocar nome e acompanhantes na timeline do evento até às 22h00 do dia 19/11) – https://www.facebook.com/events/898686903561100/