Mundo Negro

Estudante é expulso de colégio particular no Rio após ato de racismo em campeonato interno

Foto: Divulgação

Um adolescente foi expulso do Colégio PH, na unidade de Botafogo (RJ), depois de cometer um ato racista contra colegas durante um campeonato interno de futebol. A direção da instituição afirmou repudiar “qualquer atitude discriminatória” e destacou que os alunos vítimas do episódio estão recebendo acolhimento. A informação é jornal O GLOBO.

A situação aconteceu na última quarta-feira (3), quando um dos jogadores provocou o time adversário com um gesto de choro. Em resposta, um estudante branco imitou um macaco para ofender um colega negro, bolsista da escola. O gesto provocou indignação entre os estudantes e desencadeou uma briga generalizada, que inspetores e diretores tentaram conter.

Notícias Relacionadas


“Nunca tinha visto nada igual. Todo mundo saiu correndo, teve gente ligando para os pais. Muita gente chorando. Horrível”, disse um aluno do 1º ano ao jornal.

No ano passado, a mesma unidade foi alvo de outra denúncia. Em agosto de 2023, a família de um estudante de 14 anos registrou ocorrência policial após ele ser vítima de injúria racial e homofobia de colegas.

Segundo a denúncia, as agressões começaram em um grupo de WhatsApp, onde quatro meninas o chamavam de “viado” e faziam piadas racistas com termos como “macaco”. Uma das mensagens enviadas à vítima incluía a frase: “gay não opina aqui”.

Na ocasião, o colégio lamentou o ocorrido, aplicou medidas educativas e transferiu o aluno para outra turma.

Veja a nota na íntegra do colégio

“A direção do Colégio tomou as medidas necessárias. O aluno autor das ofensas não continuará na nossa escola, e os alunos que foram alvo estão sendo acolhidos. Repudiamos qualquer atitude discriminatória. O ocorrido não condiz com os valores e diretrizes adotados pelo colégio, que zela pelo bem-estar e acolhimento de todos os seus alunos.

Temos o compromisso com uma cultura antirracista, reafirmando que a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária é – e sempre será – uma responsabilidade diária do pH. Entre nossas ações permanentes, estão os projetos de Educação Decolonial Antirracista, o Percurso Antirracismo e Antidiscriminação, que se estende a todas as áreas e segmentos, além de programas estruturantes como as Equipes de Ajuda e o Programa Antibullying.”

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile