Por Reinaldo Calazans
Uma antologia poética que reúne 19 autores e autoras negras entrou em pré-venda. O livro Estamos Aqui, organizado por Lubi Prates, pretende trazer visões de futuro a partir do olhar da poesia negra.
Notícias Relacionadas
Quando o assunto é literatura e poesia, a comunidade negra tem grandes nomes como Cruz e Sousa, que era filho de pessoas que foram escravizadas, mas foi criado pelo seu ex-senhor, o que lhe possibilitou ter acesso à arte e escrever livros de poesia. Maria Firmina, aos 22 anos, se tornou professora e foi a primeira mulher negra desse país que publicou um livro de sua autoria, Úrsula (1859). São tantos nomes, como Machado de Assis, Solano Trindade, Ruth Guimarães e outros.
Nos dias atuais, temos grandes poetas como Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e a Lubi Prates, que é a grande responsável por organizar uma antologia poética com poemas escritos somente por autores negros. São vozes negras que pensam em um futuro mais justo e transformado, essa ideia de equidade precisa reverberar. As pessoas que participaram desse lindo projeto foram: Lucas Litrento, Ana Luiza Ferreira, Ana Meira, Bianca Chioma, Blenda Santos, Bruna Martins, Carolina Aleixo, Duan Kissonde, Evandro Cruz Silva, Ana Marques, Gabriel Sanpêra, Júlia Batista, Mariana Correia Santos, Hilário Zeferino, Rafael Mendes, Rafaela Miranda, Rosy Nascimento, Zainne Lima da Silva e Viviane Nogueira.
A poesia pode ser um refúgio em um momento tão caótico como o atual, na educação é sem dúvida muito importante incentivar nossas crianças a terem acesso ao universo da poesia. Acredito que possa ser um caminho fundamental para despertar o interesse pela literatura e pela leitura.O livro está na pré-venda no site da editora responsável (Cult), e o lançamento será em breve, em um encontro cheio de arte e poesia. A capa, também, é de um artista negro, Robinho Santana.
Link para compra: https://www.cultloja.com.br/produto/pre-lancamento-estamos-aqui-antologia-de-jovens-poetas-negros/