Mundo Negro

Enegrecer a Política: projeto mapeia candidatos negros no Norte e Nordeste do país

Foto: Divulgação

Os eleitores das regiões do Norte e Nordeste do país que ainda estão em dúvida sobre quem votar no próximo domingo, dia 2 de outubro, podem acessar a plataforma Enegrecer a Política. O projeto mapeia os candidatos negros desta região, para os cargos de deputado estadual, federal, senado e governo do estado, que são comprometidos com os direitos humanos e a luta antirracista. A maioria são mulheres negras.

O projeto também gravou com uma série com três episódios no Youtube para falar sobre a Eleição 2022, que estão disponível no canal. Foram abordados os temas: violência política, democracia negra e pesquisa como você vota. Em breve também será realizado o 2º Encontro Nacional de Candidaturas Negras, com data a definir e com muitas das candidaturas já eleitas.

Notícias Relacionadas


O projeto é organizado pelos coletivos: Bigu Comunicativismo, Blogueiras Negras, Coletivo de Mulheres Negras Maria-Maria, Fórum Marielles, Mulheres Negras Decidem, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas e Observatório Feminista do Nordeste.

Segundo a pesquisa divulgada pelo coletivo Mulheres Negras Decidem, apenas 1% do Senado Federal e 2º do Congresso Nacional são formados por mulheres negras. No Senado, 1% é personificado na senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA). No Congresso, são 13 deputadas em meio aos 513.

Outro levantamento feito com base nos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo G1, aponta que, pela primeira vez, a maioria das candidaturas registradas neste ano são de pessoas pretas e pardas, representando 49,3%. Entretanto, a maioria são apenas para o cargo de deputado estadual e distrital, no DF. O candidato médio segue sendo branco para os demais cargos: presidente, vice-presidente, governador, senador e deputado federal.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile