Mundo Negro

“Enciclopédia Negra”, exposição na Pinacoteca resgata histórias apagadas pelo racismo

Foto: Divulgação Título: Justina Maria do Espírito Santo Técnica: Acrílica e spray sobre tela - 50 x 80 cm. Obra feita por Michel Cena7 para o "Enciclopédia Negra"

Na mostra “Enciclopédia Negra”, com início neste sábado (24), a Pinacoteca de São Paulo exibirá os retratos de 120 personalidades negras da história brasileira criados por 36 artistas negros contemporâneos. As obras foram produzidas para ilustrar o livro de mesmo nome, lançado em 30 de Março pela Companhia das Letras.

O projeto, organizado por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz, traz 417 verbetes sobre personalidades históricas e anônimas cujas atuações se destacaram ao longo de quatro séculos de Brasil, em um trabalho de resgate da memória daqueles que foram apagados pelo racismo e pelo colonialismo que levou mais de seis anos para ser finalizado.

Notícias Relacionadas


Entre os artistas convidados a colaborar com o livro estão nomes como Antonio Obá, Ayrson Heráclito, Igi Ayedun, Juliana dos Santos, Michel Cena7, Mônica Ventura, Nadia Taquary, Rodrigo Bueno e Sônia Gomes, que trouxeram suas referências artísticas e experiências pessoais para os retratos.

Michel Cena7, por exemplo, buscou inspiração nas pessoas negras que o cercam ao personificar em amigos e amigas a imagem das figuras históricas, criando uma representação mais humanizada de seus legados. Liberata, mulher escravizada que entrou em uma batalha judicial para conseguir sua alforria com êxito, e posteriormente tentou sem sucesso libertar também seus dois filhos, é personificada na amiga Carla, junto à sua mãe e seu irmão. Entre as cinco obras que criou para o projeto há também um autorretrato, onde Cena7 representa o artista escravizado Antônio Teles, que pintou esculturas e desenhos no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.

A exposição fica em cartaz até 11 de Outubro, quando as obras serão incorporadas ao acervo da Pinacoteca. Esta é parte de uma série de ações recentes do museu, que abriga a maior coleção de retratos do país, em busca por uma maior diversidade e representatividade em sua coleção.

Programação:

“Enciclopédia Negra”

Local: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP

Abertura: 24/04/2021

Visitação: 24/04 a 11/10/2021

Horário de visitação: Quarta a segunda-feira, das 10 às 18h. Agendamento de visita através do site oficial da Pinacoteca de São Paulo.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile