Mundo Negro

Empresas lançam curso de inteligência artificial para capacitar 10 mil mulheres até 2026

Um grupo de 50 empresas, em parceria com a Prosper Digital Skills, especializada em desenvolvimento de habilidades digitais para transformação social, lançou o Potenc.IA, programa gratuito de capacitação em inteligência artificial voltado para mulheres. O objetivo é mitigar os efeitos da automação no mercado de trabalho feminino, já que estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam que 9,6% dos empregos ocupados por mulheres estão sob risco de automação, contra 3,5% dos ocupados por homens.

A primeira turma do programa, que começa com 1.600 alunas, terá duração de seis meses e pretende formar 10 mil mulheres até março de 2026. Metade das vagas será destinada a colaboradoras das empresas patrocinadoras, enquanto a outra metade será preenchida por mulheres indicadas por ONGs, institutos sociais e inscrições diretas na Prosper.

Notícias Relacionadas


Diversidade e interseccionalidade

Para promover a inclusão, o programa prioriza mulheres negras, indígenas, LGBTQIAPN+, com deficiência e acima de 50 anos. “A IA impactará funções administrativas, operacionais e de serviços, majoritariamente ocupadas por mulheres. Queremos garantir que elas avancem junto com a nova economia”, afirma Silmara Pereira dos Santos, head do Potenc.IA e ex-executiva de empresas como Philips e iFood.

Diferente de outras iniciativas, o curso é híbrido, com conteúdo assíncrono, exercícios práticos e mentorias semanais. As participantes serão direcionadas para três trilhas de aprendizado, conforme seu nível de conhecimento: “Uso de IA”, “Agentes de IA” ou “Decisão baseada em dados”. Ao final, um novo assessment medirá o desenvolvimento das habilidades.

Mentoria e empregabilidade

Além da formação técnica, o programa inclui feiras de contratação e mentorias para facilitar a recolocação profissional em ambientes que valorizem a equidade de gênero. “Queremos formar lideranças em habilidades digitais, não apenas técnicas”, diz Silmara, que também é mentora do Insper.

A iniciativa foi inspirada no trabalho da pesquisadora jamaicana Margaret Spencer, consultora do programa. “É uma ação concreta para que a transformação digital aconteça com equidade e protagonismo feminino”, destaca Silmara.

Mais informações estão disponíveis no site: https://potencia.prosperdigitalskills.com/

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile