Facebook e PretaHub abrem inscrições para a ‘Aceleração de Negócios de Empreendedoras Negras’ que lideram negócios em regiões periféricas ou comunidades de baixa renda no Brasil. Serão investidos um total de R$ 1,6 milhão em 50 empreendedoras selecionadas, sendo que cada uma receberá R$ 32 mil.
A aceleração busca endereçar as necessidades reais das empreendedoras negras brasileiras e, além dos recursos financeiros, oferecerá capacitação, consultorias, mentoria, serviços e produtos customizados de acordo com a demanda de cada negócio. Serão contemplados temas de grande relevância para o sucesso e longevidade de uma empresa, como controle administrativo e financeiro, ferramentas tecnológicas para automatização de processos, comunicação e marketing, além de uma trilha de conteúdo sobre finanças.
Notícias Relacionadas
À frente do programa de aceleração está o PretaHub, do Instituto Feira Preta, comandado por Adriana Barbosa com a colaboração de uma rede de embaixadoras mulheres líderes das cinco macro regiões do país. Reconhecido por suas atividades em todo o país, o PretaHub é uma hub de inventividade, criatividade e tendência pretas, que opera há 20 anos na América Latina.
Com esta nova parceria, o Facebook e o PretaHub pretendem ajudar a transformar o empreendedorismo de mulheres negras, tirando-as do lugar de subsistência e contribuindo para potencializar o impacto de seus negócios. É sabido que 49% das mulheres negras começam a empreender por necessidade, contra 35% das mulheres brancas, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae. Apesar da quase obrigatoriedade de empreender pela falta de oportunidades no mercado formal de trabalho, grande parte das brasileiras pretas e pardas acabam tendo que atuar em atividades informais e ainda é baixo o percentual das que recebem investimentos.
Para participar do programa, as candidatas serão submetidas a uma banca de avaliação, composta pelo Instituto Feira Preta e rede de aliados, e seus negócios serão avaliados a partir de critérios pré-estabelecidos disponíveis no edital. Ao todo, serão seis meses de aceleração, que incluirá ciclo de mentorias para cada negócio. O objetivo é que, ao final de todo o processo, as empreendedoras tenham mais ferramentas para levar adiante e prosperar em seus negócios, mas que também possam impactar de forma positiva suas comunidades, empoderando economicamente outras mulheres.
Serviço:
As inscrições podem ser feitas de 19 de novembro até 19 de janeiro pelo site fb.me/aceleracaopretahub. O anúncio das empreendedoras selecionadas ocorrerá em 8 de março de 2022 (Dia Internacional da Mulher).