A cidade de Belém (PA) será palco da COP 30, em novembro de 2025, e com ela se abre a oportunidade de o mundo conhecer a potência da culinária amazônica, inclusive em uma hamburgueria. Com atendimento delivery, a chef Giovanna Nunes, proprietária da Crøw Burger, hamburgueria artesanal que une técnica de parrilla e insumos da região, já está pronta para servir o público com um cardápio diferenciado.
Neste ano, Giovanna adicionou o ‘Nobre’, um hambúrguer feito com shiitake no tucupi preto e cebola flambada na cachaça de jambu. “Estamos tentando mostrar pro mundo nossa culinária. A gente quis fugir um pouco do ‘comum’ e apresentei nossos produtos de uma forma diferente”, contou em entrevista ao Mundo Negro e Guia Black Chefs.
Notícias Relacionadas

Segundo Giovanna, a cachaça de jambu é um produto bastante exportado para a Alemanha, mas pouco conhecido pela população local. “Isso me fez perceber que precisamos com urgência aprender sobre nossos insumos e nunca devemos perder a humildade, principalmente na cozinha, ela é um local para todos e devemos respeitar”, defende.
Ela diz que o mesmo ocorre com o tucupi preto. “Em Portugal, vi que alguns chefs usavam o tucupi preto, porém aqui acredito que poucos utilizam. A maioria das pessoas não conhece esse insumo e ele é um dos mais exportados. Produto originário com um baixo aproveitamento local”, pontua.
Ainda assim, a chef acredita que a presença de casas como a Crøw é fundamental para apresentar ao mundo a culinária nortista. “Como cozinheira do Norte do país, acredito que seja muito importante lutarmos pela exploração interna dos nossos insumos, ensinar, aprender e se reinventar”, destaca.
Trajetória inspirada e incentivada pelo avô
Nascida na capital do Pará, Giovanna se apaixonou pela cozinha ainda criança, aprendendo com o avô o universo do churrasco. Estagiou numa das churrascarias mais famosas da cidade e depois, encontrou no hambúrguer a sua paixão principal.
“Meu estilo de cozinha é o street food, o que mais ganha meu coração mesmo é o Burger na parrilla. É o que eu mais amo, criar Burgers não é somente pão, carne e queijo. Cada mordida que você dá no Burger é uma composição harmoniosa que você tem”, descreve.
Em 2022, após ser demitida de um restaurante por machismo, decidiu fundar o próprio negócio. O avô foi um incentivador decisivo, mas faleceu antes da inauguração. Hoje, ao lado da sócia e namorada, Luana Sousa, Giovanna mantém a proposta de oferecer burgers feitos na brasa, acessível e de qualidade.
“Passei por alguns países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, França e Itália. Com isso tentei trazer pra minha loja as referências de lá, como o fato de você morder nosso burger e ele “derreter” na sua boca, o pão principalmente. Fiz o possível pra ele não ser massudo e que se encaixasse na forma que eu queria entregar meu produto. Focamos em ser uma hamburgueria low cost para que todos possam ter a oportunidade de experimentar”, declarou.
Desta forma, Giovanna criou uma identidade única ao Crow Burguer. “Todos nós carregamos uma história na cozinha, eu tento juntar os aprendizados herdados dentro casa com os aprendizados adquiridos em restaurantes. Tento sempre buscar e trazer pra mesa pratos com história, com uma harmonização que valorize as minhas raízes com um toque especial”, concluiu.
Serviço
Crøw Burguer
Local: Almirante Wandenkolk, 565, Belém – PA
Horário: 19h00 às 23h30
Instagram: @crowburgerbr
Notícias Recentes
