Mundo Negro

Eleições antirracistas: Movimento Negro faz petição que pede cotas eleitorais

Organizações que fazem parte do movimento negro lançaram um site com petições que pedem aos Ministros da Justiça Eleitoral a colocarem em pauta e aprovem a distribuição proporcional do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do tempo de propaganda eleitoral para candidatos negros.

Com o apoio de mais de 150 movimentos, mas conduzido pelo Instituto Marielle Franco e pela Educafro em conjunto com Mulheres Negras Decidem e Coalização Negra, o projeto pode ser aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se isso ocorre, o fundo partidário e eleitoral serão destinados de forma proporcional pelos partidos a candidatos negros.

Notícias Relacionadas


O presidente do TSE, Luís Barroso, aprovou a ideia da petição e alegando que “mais do que um problema individual, o racismo está inserido nas estruturas políticas, sociais, econômicas e no funcionamento das instituições, o que permite a reprodução e perpetuação da desigualdade de oportunidades da população negra”.

O julgamento sobre as cotas para os candidatos negros foram suspensos por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. O movimento pede pela sua retomada.

Atualmente, dois dos ministros do STE votaram a favor das cotas antirracistas, mas é preciso de uma quantidade maior para que ela seja aprovada, a petição pede a volta do julgamento.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile