Mundo Negro

É insalubre ser o único negro no trabalho

Foto: Reprodução/Freepik

A exposição constante ao racismo inevitavelmente impacta a saúde do povo negro, muitas vezes sem deixar rastros visíveis. Nesse sentido, os negros que não têm uma base teórica consistente sobre as questões raciais encontram-se em maior vulnerabilidade. Mesmo sem oferecer imunidade, o conhecimento ajuda a construir resistência individual, possibilitando ao negro ressignificar a própria visão e o comportamento diante dos desafios no cotidiano. Além de não se culpar pelos resultados negativos que, na realidade, escapam ao seu domínio.

No passado, trabalhei em uma empresa na qual eu era a única pessoa negra no setor. Que experiência dolorosa! E nem poderia me dar ao luxo de sair da empresa naquele momento. Sabemos que uma das características do racismo estrutural é o aprisionamento das pessoas negras no campo econômico, principalmente quando somos responsáveis pelo sustento da família. Assim sendo, a demissão voluntária não entrava na lista de prioridades.

Notícias Relacionadas


Durante o expediente, o meu potencial e qualidade profissional quase sempre eram colocados à prova. Os brancos deixavam explícito o inconformismo pelo fato de eu ocupar o mesmo cargo que eles, inicialmente. E tratavam-me como uma pessoa que estava ali apenas para atender suas necessidades.

Eu não sabia, mas hoje percebo que fui violentamente exposto ao racismo daquelas pessoas com o aval da empresa. Mesmo sendo responsável por algumas melhorias técnicas e conquistando índices importantes, a minha ascensão na carreira não aconteceu. Por outro lado, testemunhei diversas pessoas brancas, com conhecimentos técnicos questionáveis, recebendo sucessivas promoções.

Só eu sei o quanto lutei e provei para alcançar o reconhecimento, mas nada adiantava; a empresa estava me sufocando sem que eu notasse. E, após seis anos, assinei o pedido de demissão. Você não tem ideia do alívio que senti ao deslizar a caneta sobre os papéis do RH. Indescritível. Porém, ao fazer esse percurso mental, tenho certeza da falta que me fez não participar de uma comunidade negra, dialogar sobre as experiências pessoais, acessar leituras sobre o racismo, entre outras atividades e contatos que fortalecem a nossa autoestima. Se eu tivesse o conhecimento que tenho hoje, muita coisa poderia ter sido evitada. Sem dúvida, todas as pessoas negras precisam estar nessa atmosfera coletiva. Quando as experiências se cruzam, lições valiosas surgem. Atualmente posso afirmar que estou realizado na minha área profissional, entretanto, cuido da ansiedade que desenvolvi naquela empresa.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile