Mundo Negro

Dra Jaqueline Goes se pronuncia sobre corte no MEC e bloqueio de verba para bolsistas: “rastro de destruição”

A biomédica Jaqueline Goes, que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2, se pronunciou sobre o anúncio de que não haverá dinheiro para o pagamento de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Nesta semana, o Governo Federal anunciou que não teria dinheiro para os bolsistas das Universidades Federais e que mestrandos e doutorandos não iriam receber suas bolsas mensais.

Notícias Relacionadas


Após o anúncio do bloqueio, o governo federal chegou a liberar R$ 366 milhões do Orçamento, mas voltou atrás um dia depois, zerando novamente a verba para despesas não obrigatórias das universidades federais e institutos federais.

Segundo o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), só do orçamento dos institutos foram retirados R$ 208 milhões. Informações foram dadas pelo site G1.

Isso pode afetar o pagamento de contas de luz e de água, bolsas de estudo, salários de funcionários terceirizados (como das equipes de limpeza e segurança) e auxílios para alimentação, moradia e transporte dos estudantes.

Nas redes sociais, milhares de estudantes, bolsistas e cientistas falaram sobre a decisão do governo, tentando mostrar a população o quanto isso é prejudicial para a ciência do país.

Uma delas foi a Dra Jaqueline Goes que fez um post em seu instagram sobre o assunto: “Não é de hoje que eu falo sobre a necessidade de repensar a pós-graduação no Brasil. Cada dia fica mais explícita a insustentável manutenção desse sistema.”

A cientista disse que estava esperando o mercado reagir ao corte de verba nas universidades públicas e levantou um questionamento: “Até quando a base da ciência brasileira será desrespeitada?”

“Esse desgoverno deixará seu rastro de destruição até o último minuto do mandato.” Finalizou.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile