Como os padrões de beleza limitam o potencial de você ser o que é? Nessa perspectiva o amor ao cabelo crespo natural, pode ser revolucionário.
Pensando em adultos, mas também crianças negras, “Das Raízes as Pontas” é um documentário que fala dessas questões por meia de entrevistas com um leque variado de pessoas, incluindo celebridades que acabam se tornando referência pelas suas escolhas estéticas.
Notícias Relacionadas
O material, em fase de finalização destaca também a aplicação da Lei 10.639/03 que regulamenta o ensino da História Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras.
Concebido pelo Estúdio Cajuína e produzido em parceria com a Leni Audiovisual, o documentário surgiu de diversas experiências da equipe. Débora Morais, uma das roteiristas, é professora da rede pública de ensino do Distrito Federal e sugeriu pautar a questão da construção da identidade, passando pela infância e com ênfase no cabelo crespo. A diretora Flora Egécia é mulher e negra, e viu no filme uma oportunidade de dar voz a um movimento crescente de afirmação e resgate da cultura afro-brasileira, já que possui um posicionamento político e artístico sobre o tema. Na equipe do filme encontramos outras histórias e o desejo em comum de mudar a perspectiva social negativa em relação ao cabelo crespo.
O filme foi rodado em Brasília e está em fase de finalização. Para a conclusão dos trabalhos, o projeto foi incluído na plataforma de financiamento colaborativo Catarse e está recebendo colaborações para que seja concluído. Saiba como colaborar em catarse.me/das-raizes-as-
Após sua conclusão, o filme terá distribuição em escolas públicas do Distrito Federal e estão previstas palestras exclusivas para educadores.