Mundo Negro

Do sofá à timeline do celular: Samantha Almeida explica a estratégia que fez “Vale Tudo” uma obsessão nacional 

Foto: Samantha Almeida

Se você se viu alterando sua rotina para acompanhar “Vale Tudo” – algo que talvez não fizesse há anos por uma novela – saiba que não está sozinho. A trama, um remake do icônico sucesso dos anos 80, retornou aos lares brasileiros arrebatando a atenção e o afeto de diversas gerações. Vimos jovens se inspirarem no corte de cabelo de Maria de Fátima (Bella Campos) , enquanto milhares de mulheres se engajaram com a trajetória de Consuelo (interpretada por Belize Pombal), agora Diretora da TCA.

Além de uma narrativa já conhecida e habilmente atualizada para a contemporaneidade, outro fator crucial para a retenção da audiência foi a utilização estratégica das redes sociais. Elas funcionaram como um catalisador, unindo uma comunidade apaixonada por folhetins televisivos, uma paixão que remonta ao século passado. O Brasil, com sua forte presença digital, é um usuário intensivo e mobile-first das redes sociais, contando com aproximadamente 141 milhões de perfis no Instagram e cerca de 91,7 milhões no TikTok em 2025, posicionando o país entre os maiores mercados globais dessas plataformas.

Notícias Relacionadas


Samantha Almeida, Diretora de Marketing da TV Globo, detalha a estratégia que transformou “Vale Tudo” na novela mais lucrativa da história da emissora, um feito atribuído à sua audiência e engajamento sem precedentes.

“O que fizemos ao longo desses meses foi, através de uma estratégia robusta de conteúdo e mídia, conectar essa potente tradição [da novela] à linguagem e ao comportamento de consumo de conteúdo atual. As plataformas digitais desempenharam um papel muito importante, tendo a televisão como grande protagonista”, explica a diretora, que já foi agraciada com o Caboré de 2021 na categoria inovação.

A estratégia capitalizou a paixão do público brasileiro por redes sociais, memes, vídeos curtos e análises aprofundadas sobre os temas abordados, conectando-se de forma ágil e, em muitos casos, em tempo real, com cada capítulo da trama exibida no horário nobre. Uma novela, por sua natureza, gera conteúdo novo e ‘ao vivo’ seis dias por semana. Consequentemente, uma estratégia de marketing eficaz exige agilidade, uma leitura rápida do cenário, sensibilidade para interagir com o público e uma genuína cocriação com os talentos envolvidos.

Samantha ressalta que a equipe de criação, parceiros internos, agências externas e os talentos dos Estúdios Globo foram essenciais para conceber “uma jornada complementar à TV que se manifestou em múltiplos formatos, plataformas, nas escolhas de mídia, ganhou voz com creators, e multiplicou gatilhos nas redes sociais com vasto conteúdo em tempo real.”

E se engana quem pensa que spoilers ou previsões sobre o desenrolar da trama foram um obstáculo. Para Samantha, mesmo com a percepção de que sabemos o que acontecerá, a expectativa por uma surpresa mantém o interesse aceso. “O formato novela, seja no agendamento diário na grande tela, nos cortes espalhados pelas redes ou nas figurinhas de WhatsApp, faz parte da identidade cultural do Brasil. Somos muitos milhões de especialistas apaixonados, a maior comunidade noveleira do mundo, esperando sermos surpreendidos mesmo com o que achamos já conhecer”, afirma.

“Vale Tudo reforça uma essência da Globo: contar boas histórias é atemporal e, hoje, naturalmente multiplataforma”, conclui a diretora.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile