Os dados divulgados pelo United States Census Bureau (Uma espécie de IBGE dos Estados Unidos), com informaões colhidas em 2020, mostram que o número de brancos diminuiu pela primeira vez. Ao mesmo tempo houve um crescimento exponencial de diversidade no país.
“Nossa análise dos resultados do Censo de 2020 mostra que a população dos EUA é muito mais multirracial e mais racial e etnicamente diversa do que medimos no passado”, diz Nicholas Jones, diretor e consultor sênior de pesquisa racial e étnica e divulgação do US Census Bureau, em entrevista à CNN.
Notícias Relacionadas
Pessoas de cor (incluindo negros, latinos e amarelos) representam 43% por cento da população total dos EUA em 2020, o que representa um aumento de 34% em relação ao censo de 2010. A população de brancos não hispânicos caiu 6% e formam 57% da população. Foi a maior queda demográfica entre todas as raças ou etnias. O grupo identificado como hispânico ou latino viu o maior aumento nos números.
O Census Bureau disse que embora as conclusões sobre raça e etnia nos dias atuais devam ser “feitas com cautela”, eles ainda estão “confiantes de que as mudanças que estamos vendo de 2010 a 2020 nas medidas de diversidade provavelmente refletem mudanças demográficas reais no população nos últimos 10 anos, bem como melhorias nos designs de questões, processamento de dados e codificação. ”
“O crescimento populacional nesta década foi quase inteiramente nas áreas metropolitanas”, disse Marc Perry, demógrafo sênior do Census Bureau, à CNN. “O Texas é um bom exemplo disso, onde partes das áreas metropolitanas de Houston, San Antonio, Austin, Dallas Fort Worth, Midland e Odessa tiveram crescimento populacional, enquanto muitos dos outros condados do estado tiveram declínios populacionais.”
A maior parte do crescimento populacional do país aconteceu nas cidades. No geral, a população dos EUA aumentou de cerca de 308,7 milhões em 2010 para 331,4 milhões em 2020.