Ir a uma loja de brinquedos pode ser algo muito frustrante quando você quer presentear crianças negras. De uma prateleira a outra o que se vê em grande parte, são olhos azuis, cabelos loiros, que nem de longe refletem o verdadeiro perfil étnico dos brasileiros. É de doer o coração, ver os olhinhos dos pequenos que buscam pelos corredores bonecos iguais a eles e não encontram.
Quando se consegue comprar bonecas que sejam negras como seus pequenos e pequenas é algo muito valioso simbolicamente e dá ao ato de brincar de boneca, a possibilidade de novas narrativas lúdicas, que só surgem quando você se enxerga no seu brinquedo.
Notícias Relacionadas
O projeto Diversidade Divertida surge desse experiência das minhas filhas, três meninas Julia (6), Carolina (8) e Maria Helena (11), que colecionam bonecas negras, desde Barbies importadas à bonecas artesanais.
O projeto conta com um canal no Youtube, página no Facebook e um perfil no Instagram repletos de fotos inéditas de bonecas negras.
Detalhe: todos os vídeos foram filmados e editados pelas mais velhas, pelo celular. Confira esse trabalho feito por crianças negras para pequenos de todas as etnias.
Diversidade Divertida:
Youtube
Facebook
Instagram