Quem te ajuda a cuidar da saúde mental? No dia 27 de agosto, comemoramos o Dia do Psicólogo, uma ocasião para considerar o trabalho essencial desses profissionais na promoção da saúde mental e bem-estar. Mas quando se trata da comunidade negra, uma abordagem que considera os desafios únicos enfrentados por pessoas negras devido ao racismo sistêmico, histórico e estrutural que permeia a sociedade é algo que se torna indispensável.
A psicologia que considera as particularidades que constituem o sujeito negro emerge como uma resposta necessária à complexidade das experiências vivenciadas por essa comunidade, seja essa experiência coletiva ou vivências individuais. Ela se aprofunda nas nuances das questões que afetam a vida das pessoas negras, incluindo o legado do passado escravocrata, a enfrentada pelas mulheres negras, a violência institucional, o desemprego e os baixos índices de escolaridade e um cenário de exclusão social que parece assustador.
Notícias Relacionadas
O racismo sistêmico tem efeitos profundos na saúde mental das pessoas negras e, por muitas vezes, optar por um acompanhamento com profissionais negros pode colaborar para que tragam essa perspectiva para nossos atendimentos, baseada em suas próprias experiências e compreensão das nuances culturais, históricas e sociais enfrentadas pela comunidade negra.
Nas redes sociais, muitos deles produzem conteúdos que ajudam a refletir sobre as experiências comuns da população negra e como elas nos afetam como grupo, além de falarem sobre como podemos fortalecer nossa autoestima. Separamos perfis que você pode seguir:
Saúde Mental da População Negra
Criado pela psicóloga, Profa. Dra. Jeane Tavares, o perfil ‘Saúde Mental da População Negra’ tem como objetivo “popularizar conhecimento científico em relação a saúde mental da população negra”.
Ediane Ribeiro
A psicóloga e palestrante Ediane Ribeiro utiliza suas redes sociais para compartilhar conteúdos voltados para saúde mental, trauma, emoções e comportamento, oferecendo informações sobre temas que também envolvem saúde mental coletiva.
Fernanda André
Com um perfil repleto de textos e frases que chama à reflexão, a psicóloga Fernanda André compartilha com seus seguidores conteúdos que ajudam a pensar sobre amor próprio e autocuidado.
Pra Preto Ler
Fundado por Bárbara Borges e Francinai Gomes, a Pra Preto Ler é um perfil que aborda questões de saúde mental de forma radicalizada. Além desse perfil, psicólogas e pesquisadoras criaram um projeto chamado Pra Preto Psi, voltado “para pessoas negras em busca de psicoterapia e profissionais que exercem clínica racializada”.
A psicologia voltada para pessoas negras é um passo importante na direção à equidade e à justiça social. Ela confirma que a saúde mental não pode ser separada das realidades sociais e busca capacitar as pessoas negras para enfrentar os desafios sistêmicos e individuais. Neste Dia do Psicólogo, celebramos não apenas a profissão, mas também a busca contínua por uma psicologia inclusiva.