Neste sábado, dia 29 de janeiro, é celebrado o dia nacional da visibilidade trans. Isso, por que nessa mesma data lá em 2004, um grupo de ativistas transgêneros se manifestou em prol da campanha ”Travesti e Respeito”, ato a favor do respeito a diversidade de identidade de gênero no país. A data existe com alguns intuitos, sendo eles: assegurar a inserção de travestis e transexuais no mercado de trabalho, garantir tratamento de saúde e acompanhamento durante o processo de transição de gênero, garantir fácil acesso ao nome social e promover reflexões a respeito do assunto, bem como alertar sobre os tristes números relacionados a violência sofrida pela comunidade trans. Aqui, porém, trouxemos alguns perfis de pessoas trans para vocês conhecerem e seguirem, pois como o nome sugere, esse é o dia da visibilidade trans.
- Erica Malunguinho https://www.instagram.com/ericamalunguinho/
A deputada estadual eleita em 2018, educadora e artista plástica, entrou para a lista de 100 pessoas negras mais importantes da lusofonia.
Notícias Relacionadas
2. Le Cardenuto https://www.instagram.com/opsbolo/
O Tik toker e motion designer da HBO Max, traz em seu perfil conteúdos sobre sua transição, mastectomia, e muitas outras coisas.
3. Stefan Costa https://www.instagram.com/transboylife_/
O carioca, criador de conteúdo, é embaixador do projeto Ceres Trans e do Z1 App, um banco digital voltado para a orientação financeira dos jovens.
4. Jup do Bairro Jup do Bairro (@jupdobairro) • Fotos e vídeos do Instagram
A Aquariana de 29 anos, é cantora, compositora e apresentadora. Em 2020 lançou seu primeiro EP ”Corpo Sem Juízo”, que rendeu a ela o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria ”Melhor Revelação” e o APCA, na mesma categoria.
5. Linn da Quebrada https://www.instagram.com/linndaquebrada/
A segunda trans a participar de um BBB, é primeiro de tudo uma grande artista. Cantora, compositora, atriz e apresentadora, Lina é multi-premiada, sendo a maioria dos troféus por seu documentário ”Bixa Travesty”
6. Boombeat https://www.instagram.com/boombeat/
A rapper, cantora e compositora alagoana, é integrante do grupo Quebrada Queer mas também mantem uma carreira solo. Recomendamos os singles ”Melhor Assim” e ”Nave Cor de Rosa”.
7. Bixarte https://www.instagram.com/bixarte/
Bianca Manicongo, se identifica como uma pessoa trans não binária. Canta, atua e escreve maravilhosamente bem.Ouça ”Black Bitch Travesti” e ”Aróle”.
8. Urias https://www.instagram.com/uriasss/
A cantora e compositora, começou sua carreira no mundo da moda. Recentemente, lançou seu primeiro álbum ”Fúria”, e seu mais recente single ”Tanto Faz”. A artista deu uma entrevista para a gente falando sobre a nova fase da carreira e você pode conferir clicando aqui. Na última semana, ela também foi capa da revista Quem.