Mundo Negro

Das telinhas para o teatro: desenho “Hora do Blec” estreia peça teatral com protagonismo negro 

Foto: Divulgação

Um dos principais desenhos infantis nacionais voltados para crianças negras, “Hora do Blec”, vai ganhar um espetáculo. O espetáculo “Hora do Blec – Sonhos” estreia sua temporada no próximo sábado (05) no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Rio de Janeiro, e estará em cartaz durante todo mês de agosto.

Criado em 2020 por Yasmin Garcez e David Junior, “Hora do Blec” conta a história do pequeno Blec, um menino de nove anos que cresceu em uma família muito afetiva e guarda consigo uma habilidade muito especial. Ele possui um talismã mágico, um pente garfo que fica na sua cabeça e quando ele solta ativa seus superpoderes e ganha uma coroa, o seu black power. O desenho busca trazer mais protagonismo negro nas produções nacionais e ajudar na autoestima da criança com mais representatividade e conhecimentos sobre sua cultura.

Notícias Relacionadas


Em um Brasil multiétnico, familiar e afetivo, a peça teatral “Hora do Blec – Sonhos” acompanha o pequeno Blec na sua aventura pela sustentabilidade do ambiente e das relações. A fadinha Lara acompanha nosso herói, junto com seus pais e seus amigos Yayá, Yuki e Basquiat, e também narra a trama. A fada também traz um questionamento importante para o público: Você sonha? A história vem para mostrar que sonhar pode mudar o nosso destino e o do mundo.

A montagem une dramaturgia, representatividade, música, incluindo o álbum “Planeta Blec”, para atrair e estimular o público infantil. O cenário conta com projeções e foram confeccionados bonecos grandes com cores fortes para dar mais vida aos personagens e ao imaginário do público. 

Para ajudar ainda mais na identidade auditiva, os atores vão interpretar os papéis dublando a voz dos intérpretes do desenho, que conta com Emicida, David Junior e Yasmin Garcez, entre outros. “Ver este projeto saindo do papel é a realização de um sonho que, ao mesmo tempo, reforça em nós a sensação de que queremos e precisamos fazer muito mais pelas crianças de hoje e para as que estão por vir”, disse Yasmin Garcez.

Para a criadora, “Hora do Blec” vem para revolucionar. Desde o lançamento, o projeto já foi usado como material de educação antirracista nas escolas e as músicas já alcançaram mais de 70 países. “Crescemos assistindo imagens dos mascotes das personagens da Disney, então porque não fazer com os nossos aqui do Brasil também? É uma representatividade que importa muito para todos. E, ainda assim, o público pode esperar muito ineditismo e amor! Estamos trazendo a revolução para o universo infantil com muito carinho”, reforça Yasmin.

“Queremos ver o protagonismo negro em muitos outros projetos infantis que não só o nosso, nutrindo a autoestima dos jovens e futuros adultos desse mundo. Todo adulto um dia foi criança, e nossa intenção é que essa criança interior em cada um seja influenciada pelo nosso projeto e contribua para um mundo melhor através de si e da educação de seus filhos. É preciso dar às crianças uma perspectiva de vida movida pelo amor antes da dor. Adiar a chegada do racismo na vida delas e contribuir ao máximo pra que ele nunca chegue”, finaliza David Junior.

O espetáculo é dirigido por Orlando Caldeira e pelo dramaturgo Rafael Calça, “Hora do Blec – Sonhos”, estreia no próximo sábado (05), às 16h, no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. O espetáculo fica em cartaz até o dia 27 de agosto. Os ingressos custam R$ 80 a inteira, e R$ 40 a meia-entrada. Os ingressos estão disponíveis aqui.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile