Mundo Negro

Crianças negras: cuidados com a pele e o cabelo

A Dra. Katleen Conceição não é somente uma dermatologista negra, especializada em pele negra que tem como clientes as divas Taís Araújo, Valéria Valenssa e Preta Gil. A médica gaúcha usa as redes sociais para difundir conceitos sobre cuidado com a pele negra, mas também ganha admiradores por suas mensagens positivas sobre negritude.

Dra. Katleen e sua filha Maria Eduarda
Dra. Katleen e sua filha Maria Eduarda (Foto/Arquivo pessoal)

Por Silvia Nascimento
Fotos: Instagram

Notícias Relacionadas


Em casa não poderia ser diferente, pela conta da médica do Instagram dá para ver que ela tem passado seus conhecimentos para sua filha Maria Eduarda, de 9 anos, que herdou o carisma da mamãe famosa e destila fofura em um vídeo onde ela aplica protetor solar sozinha com direito a massagem facial.

Como generosidade é uma das grandes características da Dra. Katleen, ela bateu um papo com a gente para falar sobre os cuidados com a pele e cabelo das crianças negras.

Por mais que o crespo natural tenha finalmente conquistado seu espaço, (sendo a opção mais saudável) muitas mães têm dificuldades em lidar com o volume e textura dos fios, que embaraçam mais e são mais ressecados e optam em fazer uma química no cabelo da criança. “O ideal é que a química seja feita a partir dos 7 anos, com a supervisão de um dermatologista”, explica a Dra. Katleen.

Dê preferência ao cabelo natural, mas se optar por química, espere até que a criança tenha 7 anos

 

Ainda sobre o cabelo, sabemos que infelizmente ainda há poucos produtos, como shampoos, condicionadores e cremes de pentear destinados ao cabelo crespo infantil e a dermatologista afirma que à princípio, qualquer produto pode ser usado, mas deve-se atentar a necessidade específica de cada cabelo, já que alguns são mais crespos, outros vão para o cacheado, além das diferenças de volume.

 Pele negra infantil

Mesmo com pele escura a criança deve usar protetor solar diariamente (Foto/Google Images)

 

Quando falamos de crescimento infantil não podemos ignorar a importância da vitamina D, fundamental para o fortalecimento dos ossos. Pessoas de pele negra tem maior carência dessa vitamina o que requer uma atenção especial. E a Dra. explica. “A pele negra, por ter maior quantidade de melanina, faz com que aja menor absorção da vitamina D. O ideal é realizar exames periódicos e ter acompanhamento médico”.

A pele escura não nos blinda contra os males do sol, que vão desde o ressecamento, descamação até o câncer de pele. “Crianças negra tem que usar filtro solar com o FPS 30, no mínimo. De preferência em loção, resistente a água e suor. O uso deve ser diário e a replicação feita a cada três horas”, finaliza Dra. Katleen.

A Dra. Katleen mantém um blog muito atualizado e repleto de dicas para a pele negra do homem e da mulher. Clique aqui para conferir.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile