Na segunda temporada de ‘Sobrevivendo em Grande Estilo’, um dos momentos em especial marca a série em relação aos homens negros: quando o Khalil, interpretado por Tone Bell, aceita o convite para fazer terapia. “É algo que não deveria parecer inovador, mas não vemos isso o suficiente”, reflete Danielle Sanchez-Witzel, cocriadora da produção ao lado da atriz Michelle Buteau, em entrevista ao Tudum.
A sequência, como elas explicam, é um convite para que homens negros também se reconheçam no autocuidado e na busca por saúde mental.
Notícias Relacionadas

De volta com novos episódios na Netflix, a série continua acompanhando a estilista Mavis Beaumont ( Michelle Buteau) em sua jornada de amor-próprio, relacionamentos e recomeços profissionais. Mas não é só Mavis que cresce — personagens como Khalil e Marley (Tasha Smith) também ganham camadas emocionais mais profundas, em uma temporada que aposta na vulnerabilidade como ato de coragem.
“Você pode escrever um post para o Instagram e dizer: ‘Faça terapia e #saudementalnegra’. Ou você pode colocar isso em uma cena e deixar viver. Acho que essa é a beleza da televisão e do cinema”, destaca Buteau.
“Tínhamos vários homens negros na nossa sala de roteiristas, todos com perspectivas diferentes, obviamente. Todos os roteiristas têm alguma relação com a terapia”, disse Sanchez-Witzel, sobre os bastidores de ‘Sobrevivendo em Grande Estilo’, que teve todos os episódios dirigidos por mulheres.
Buteau relembra que a Marley também fazia terapia na primeira temporada. “Teve uma cena de terapia que viralizou nas redes sociais da Netflix, acho que porque é uma janela para uma conversa que não conseguimos ver. O fato de termos conseguido fazer isso com Khalil é muito importante.”
Além da pouca retratação da terapia para homens negros na televisão, ‘Sobrevivendo em Grande Estilo’ ainda mostrou na trama como esse assunto ainda é um tabu entre eles ao buscar ajuda, e destaca a importância de procurar por profissionais negros para lidar com as questões raciais que interferem na saúde mental.