Mundo Negro

‘Criadas’ estreia no Festival do Rio e aborda colorismo e relações familiares entre duas primas negras

Foto: divulgação

Criadas, primeiro longa-metragem da cineasta Carol Rodrigues, estreia no Festival do Rio, abordando colorismo, heranças do sistema escravocrata e relações familiares complexas entre duas primas negras criadas juntas, mas com experiências de vida muito diferentes. Sandra (Mawusi Tulani), negra de pele escura, retorna à casa da prima Mariana (Ana Flavia Cavalcanti), negra de pele clara, em busca de uma foto de sua mãe Ivone (Ivy Souza), que trabalhou como empregada residente na residência da família.

O longa começa com a imagem de A Redenção de Cam, do artista espanhol Modesto Brocos, em chamas, efeito que sugere que o reencontro das primas não seguirá linearidades. A narrativa é marcada pelo realismo fantástico: versões infantis de Sandra e Mariana (Vitória Marques Rodrigues e Alice de Jesus Feitosa) aparecem em cena, expressando frustração e descontentamento diante dos papéis sociais que lhes eram impostos na infância.

Notícias Relacionadas


Raquel (Rudimira Fula), imigrante angolana responsável pela limpeza da casa de Mariana, adiciona ao filme um olhar afrodiaspórico sobre territorialidade e trabalho, mostrando como mulheres negras navegam entre invisibilidade, precariedade e necessidade de se manter financeiramente protegidas. As personagens também lidam com desafios contemporâneos: a apropriação intelectual no trabalho, a escassez de representação em posições de liderança e a responsabilidade quase universal de honrar os antepassados, sentimentos que ecoam pessoalmente para a diretora, que dedica o filme à avó Esméria.

Em uma das cenas mais marcantes, Sandra e Mariana cantam juntas versos que Carol ouviu na voz de sua avó:

“Mãe preta, quando canta no terreiro, embaixo daquele poleiro, só pro negrinho dormir / Dorme, filho, você não faz nada, tem pena da velha, que tá muito cansada / O negrinho, com os lábios a sorrir, fecha os olhinhos e começa a dormir / Dorme nenê, mamãe tem o que fazer / lavar, engomar os paninhos de você.”

A cineasta explica:

“A história fala das contradições internas da minha família. Minha avó veio para São Paulo com 14 anos para trabalhar como empregada do lar. Com 40 anos, se torna funcionária pública e começa a trazer primas para trabalhar em casa. Eu morava com a minha avó, mas a minha mãe me teve muito cedo, com 21 anos, e a gente morava no mesmo quintal. Apesar de afetivamente, o filme ser dedicado à minha avó, acho que a minha família entendeu que o filme é sobre a gente.”

O roteiro de Carol Rodrigues já havia sido premiado, incluindo o Festival Cabíria 2023 e três prêmios do BrLab 2017. A produção é da Gato do Parque Cinematográfica, em coprodução com Telecine, Canal Brasil, NayMovie, Cinefilm, Volta Filmes e Netas de Esméria, com distribuição da Vitrine Filmes.

O filme será exibido no Festival do Rio nas seguintes datas:

3 de outubro, 18h45: Estreia mundial, sessão exclusiva para convidados, Estação Gávea

4 de outubro, 16h15: Sessão aberta ao público, Estação Rio 5, seguida de debate

5 de outubro, 18h: Sessão aberta ao público, CineCarioca José Wilker 1

Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Carol Rodrigues
Elenco: Mawusi Tulani, Ana Flavia Cavalcanti, Sarito Rodrigues, Ivy Souza, Rudimira Fula, Vitória Marques Rodrigues, Alice de Jesus Feitosa, Alli Willow, Tom Nunes, Jerry Gilli
Produção: Julia Zakia e Guilherme César
Produção Executiva: Juliana Lemes e Tiê Villares
Montagem: Keily Estrada e Carol Rodrigues
Direção de Fotografia: Julia Zakia
Direção de Fotografia Adicional: Luciana Baseggio
Concepção e Direção de Arte: Fernando Timba
Direção de Arte: Oliv Barros
Desenho e Edição de Som: Guile Martins
Som Direto: Andressa Clain
Operação de Microfone: Gustavo Ruggeri
Mixagem: Pedro Noizyman, A3pS e Rosana Stefanoni, A3pS
Design de Audiência: Talita Arruda e Marina Tarabay, Fistaile
Identidade Visual: Lucas de Britto

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile