Uma revista brasileira, famosa por sua lista de pessoas milionárias fez uma seleção com os creators mais ricos do Brasil. Apesar de focar em produtores de conteúdo na Internet, dois personagens da matéria exerciam algumas funções fora da Internet, como atuação em novelas ou eventos esportivos, mas não eram empreendedores. Isso reforça que a lista da revista fez uma apuração questionável no sentido de incluir diversidade de cor e corpos.
Um dos fatos repercutidos após a publicação, é a dificuldade de creators negros se manterem no mercado. Produzir conteúdo na Internet demanda tempo, investimento em bons equipamentos, tirar do próprio bolso dinheiro para participar de eventos e ser visto, sem mencionar a indecente prática de agências de publicidade de pagar pouco em um prazo que pode chegar até 90 dias. O retorno é baixo para a maioria desses talentos, que acabam desistindo do sonho de tornar a Internet a sua fonte de renda.
Notícias Relacionadas
Porém, ao contrário do que a lista da revista ignorou, há sim, um pequeno grupo de creators negros, grandes, relevantes, influentes e milionários.
A publicidade ainda é a renda principal de alguns deles que emprestam seus nomes e rostos para marcas e emociona seus seguidores com suas conquistas.
Ser um pequeno número de pessoas, não é um argumento que justifique a ausência da menção de pessoas negras em publicações de negócios. Para a audiência negra que lê esse conteúdo, ele é uma rica fonte de representatividade e inspiração. Para pessoas brancas, o conteúdo humaniza os corpos negros em assuntos ligados a dinheiro e poder.
O Mundo Negro fez o que ninguém faz. Falamos com alguns agentes de creators negros para fazer uma seleção de profissionais negros que podem ser considerados milionários.
GABI OLIVEIRA
Somando mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, TikTok e X, a comunicadora Gabi Oliveira tem seus conteúdos reconhecidos internacionalmente pela plataforma de vídeo, pelo Google e ONU Mulheres. Ela se destacou como criadora de conteúdo por seu papel fundamental em um movimento digital negro que provocou transformações duradouras na indústria de beleza e audiovisual, através de seu conteúdo crítico e linguagem conectiva. É apresentadora e co-criadora do podcast “Afetos” e possui parcerias com marcas renomadas, tais como Mercado Pago, streamings em geral (Prime Video, Globoplay, Telecine, Disney), Buscofem, entre outras.
CAMILLA DE LUCAS
Vice-campeã do Big Brother Brasil 21, Camilla de Lucas, de 29 anos, aumentou o seu engajamento como criadora de conteúdo após passagem pelo reality show e conquistou destaque como atriz, apresentadora e modelo. Em 2021 e 2022, desfilou na São Paulo Fashion Week. No fim de 2023, estreou no streaming com a personagem Patty, no filme “O Lado Bom de Ser Traída”, da Netflix, além de estrear na dramaturgia brasileira no “Novelei”, projeto da Rede Globo em parceria com o YouTube, que celebrou os 70 anos das novelas. Somanda 17 milhões de seguidores no Instagram, TikTok e X, ela tem feito publicidade para marcas como Kolene, Mercado Livre e Downy.
THELMA ASSIS
Aos 39 anos, a médica também conhecida como Thelminha, é apresentadora do quadro Bem Estar, da TV Globo, e traz conteúdos relevantes de saúde para televisão e redes sociais. Ela também está à frente do projeto “Sambadela” que celebra o samba e a cultura preta e teve sua segunda edição realizada em novembro de 2023. Atualmente com mais de 6 milhões de seguidores no Instagram, TikTok e X, Thelma já revelou que ganha dinheiro com seus trabalhos como influenciadora digital e na TV, por isso ainda tem guardado o seu prêmio como vencedora do Big Brother Brasil 20, no valor de R$ 1,5 milhão.
TIA MÁ
A artista e jornalista Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, 43 anos, ganhou destaque em 2016 ao estrear na TV aberta com o quadro “Você Viu?” no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo. Só em 2023, participou de sete produções audiovisuais, como a série “Humor Negro”, da Globoplay, e atualmente integra o elenco da série “Toda Família Tem”, da Prime Video, como Deise, que ainda está em produção. Somando 4,2 milhões de seguidores no Instagram, TikTok e X, ela se tornou uma criadora de conteúdo referência com comentários sobre realities show e conteúdos sobre maternidade e autoestima da mulher negra. Tem parcerias com marcas como Gillette Venus, Vanish Brasil e Banco Mercantil.
IGÃO
Igor Cavalcanti, mais conhecido como Igão, de 27 anos, apresenta o Podpah Podcast junto com o seu amigo Mítico, hoje estabelecido como um dos maiores podcasts do país. No ano passado, participou da quarta temporada da série Sintonia, da Netflix, e começou a construir uma carreira musical, lançando o primeiro EP. Atualmente, o criador de conteúdo soma 9,8 milhões de seguidores no Instagram, TikTok e X. Já fechou parcerias com marcas como Clear Hair Care, Prime Video e O Boticário.
NATH FINANÇAS
Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, 25 anos, ganhou muita relevância na internet ao criar conteúdos focados em educação financeira para pessoas de baixa renda e hoje também é conselheira do Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Somando quase 1,5 milhões de seguidores no Instagram, TikTok e X, a administradora tem dado diversas dicas para que seus seguidores conquistem a casa própria. A influenciadora digital ainda criou o Nath Play, uma plataforma de educação financeira para assinantes e se tornou sócia Queen Laces, marca de perucas personalizadas, em 2023.
JOJO TODYNHO
Jojo Todynho, de 27 anos, iniciou a fama na carreira musical e o engajamento nas redes sociais disparou ainda mais após passagem em A Fazenda 12, onde tornou-se campeã com o prêmio de R$ 1,5 milhão. Com mais de 40,5 milhões de seguidores somados no Instagram, TikTok e X, a artista se estabeleceu nas redes sociais por momentos marcantes no reality show que rendem memes até hoje e com conteúdos diários sobre a sua rotina com estudos, beleza e autoestima. A apresentadora e estudante de Direito, já fez publicidade com grandes marcas como Veja, Avon e Caju Multibenefícios.
CAMILA LOURES
Camila Loures, 29 anos, CEO do Podcats, podcast de sucesso nos streamings, é criadora de conteúdos na temática de humor, beleza, viagem, e afins, e já soma 35,4 milhões de seguidores no Instagram e TikTok. Atualmente é embaixadora da marca Vult, e já fechou publicidade com empresas como Raízes Europa e CiS.
LUVA DE PEDREIRO
Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro, de 22 anos, alcançou sucesso mundial por criar conteúdos de humor inicialmente relacionados apenas ao futebol. Segundo uma matéria da coluna Leo Dias do portal Metrópoles, de 2022, Luva ganhava cerca de R$ 200 mil por um post no feed e três stories para divulgar uma marca. Hoje soma mais de 47,7 milhões de seguidores no Instagram, TikTok e X. Ele já fechou grandes parcerias com marcas como Prime Video, Nike, além de parcerias com clubes de futebol, como o Barcelona.