A “Cia. Colhendo Colhendo Contos e Diásporas Negras” apresenta, no dia 15/12, às 15h, na Casa de Cultura Chico Science, a peça “Contando África em Contos”. Trata-se de obra que resgata os valores da cultura africana em cenas lúdicas e adornadas por diversas linguagens artísticas. A entrada é gratuita.
O espetáculo traz memórias de três histórias que passeiam por países do continente africano e vão de encontro com assuntos universais que são essenciais para o resgate, a valorização, a preservação e a formação cultural de jovens e adultos, principalmente a partir da desconstrução dos estereótipos disseminados pela educação formal.
Notícias Relacionadas
Por meio de brincadeiras, música e dança e contação de histórias a peça retoma a tradição de comunidades africanas baseada na atividade de mestres “griôs”, que transmitem os ensinamentos aos seus pupilos para que as tradições se perpetuem por meio das gerações.
“Contando Histórias em Contos” apresenta três histórias: “Os Reis de Gondar (Etiópia)”, “Os Sete Novelos (Gana)” e “Os Comedores de Palavras (Angola)”. A primeira delas trata de solidariedade, amizade, respeito e humildade por meio do encontro de dois homens, um humilde camponês e um caçador, que, ao se perder de sua aldeia, necessita da ajuda. “Os Sete Novelos” é um conto sobre uma família axânti de Gana que valoriza a relação familiar, a importância da união, o trabalho em equipe, a divisão de tarefas, o respeito ao espaço do outro e de como os sete irmãos, que só viviam discutindo, tiveram que enfrentar juntos momentos difíceis após a perda dos pais. Por sua vez, “Os Comedores de Palavras” fala de uma garota que viajava mundo afora com seu pai, um contador de histórias, mas que após a perda de seu tutor se vê impossibilitada de continuar o legado deixado por ele. Com a ajuda de pessoas especiais ela retoma seu destino e ganha novos motivos para continuar.
Foto: Felipe Choco