É raro observar o surgimento de grupos femininos e ascensão dentro da música contemporânea. Quando se trata de um grupo feminino com mulheres negras, as possibilidades são menores ainda. Passando pelas The Marvelettes e The Supremes nos anos 60, ou ainda TLC e Destiny’s Child nos anos 90, a música negra associada a essas artistas sempre proporcionou grandes sucessos. Agora, sob a nova era do mundo dos streamings, surge FLO, um fenômeno diretamente do Reino Unido.
Formado pelas jovens Jorja Douglas, Stella Quaresma e Renée Downer, o grupo ganhou destaque após publicar músicas e regravações no TikTok. Mas foi com o lançamento de “Cardboard Box” que FLO explodiu e conquistou fãs como SZA e Missy Elliot. Juntas, as artistas prometem trazer uma nova roupagem ao R&B, conduzindo letras inteligentes, instintivas e de harmonia pessoal.
Notícias Relacionadas
“Eu esperava que a música fosse bem… mas ela literalmente se tornou viral”, diz Downer sobre o sucesso de ‘Cardboard Box’, lançada no início deste ano. “Tivemos muitas pessoas na indústria que admiramos, nos repostando e nos twittando. É realmente inesperado e parece uma loucura.”
“Você se torna uma máquina”, diz Jorja Douglas ao falar sobre o sucesso repentino em entrevista à TIME. “Todo mundo quer um pedaço de você. E é muito bom ser querida e apreciada, mas você tem que lembrar que ainda é humano. Vale como qualquer trabalho, mas é algo que você realmente percebe neste. Quando você vê tudo o que precisa ser alcançado e a pouca quantidade de tempo que você tem – isso aumenta a pressão e o estresse.”
O grande destaque de FLO está em suas composições, que abordam elementos da geração atual de forma intuitiva. As melodias são detalhadamente pensadas, com arranjos cativantes e visuais de tirarem o fôlego. Elas defendem uma transformação feminina no mundo do R&B. “Tudo parece muito simples e autêntico”, brinca Jorja. “Nós somos autênticas! Nós não entramos e pensamos, oh, tem que ser isso – é automático. Nós apenas fazemos o que queremos fazer.”
Ganhando destaque, milhões de seguidores e um rápido crescimento nas plataformas de streaming, o grupo agora produz os detalhes de seu primeiro álbum. O fenômeno FLO promete crescer ainda mais. Estamos testemunhando o surgimento de novos nomes negros que, com certeza, conquistarão as paradas mundiais.