Ao final da entrevista com a atriz americana Viola Davis, transmitida pela TV Globo no “Fantástico” desse último domingo (18), a jornalista Maju Coutinho presenteou a artista com uma boneca de pano que se parecia com a protagonista de “A Mulher Rei”, filme que Davis veio divulgar no Brasil.
O gesto impressionou, assim como a boneca, que tinha as roupas e cabelos semelhantes aos que Viola usava durante um evento. Para quem estava curioso, descobrimos que o presente foi confeccionado pela marca paulistana Preta Pretinha, fundada por Joyce Venancio e que tem como sócias Lucia Venancio e Maria Cristina Venancio, designer da marca.
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Para o Mundo Negro, Lucia Venancio falou sobre como surgiu o convite para fazer a boneca. “Surgiu através da jornalista Maju Coutinho, que é cliente assídua da Preta Pretinha e gosta muito da qualidade dos nossos bonecos. Então, quando ela tem eventos, e ela é uma pessoa que adora presentear, ela sempre nos procura. Já fizemos bonecos dos filhos da Sadi [jornalista], que as crianças curtiram muito, inclusive o marido da Andréia Sadi gostou muito e foi presente da Maju para os gêmeos. Assim como outros bonecos também, da vice-presidente da Colômbia, a Francia Márquez, também fizemos a boneca personalizada. E agora, por último, em se tratando de celebridade, fizemos a Viola Davis. E por ela [Maju Coutinho] gostar da nossa confecção, porque a gente trata com muito carinho todos os detalhes, a designer sempre pesquisa de que forma tem que fazer o boneco para deixar bem próximo, por esse motivo ela sempre nos procura. Fizemos outros bonecos também, o Lázaro Ramos já nos procurou. E é pela qualidade, pela perfeição que fica bem próximo”, explica.
A Preta Pretinha é conhecida pelo trabalho que realiza há mais de 20 anos na busca pela diversidade entre as bonecas, criando, além de bonecas negras, peças que representam outras etnias. “Criamos a linha diversidade e inclusão para contribuir com a educação, para lançar essa ferramenta para educadores que tratam da questão antirracista que é bem importante, através do lúdico, deixar uma mensagem das não diferenças”, detalhou. “Dentro dessa linha chamada diversidade, temos a linha étnica e temos também a linha inclusiva, tem desde moletante, cadeirante, Síndrome de Down, vitiligo, qualquer deficiência e ainda, na construção desses bonecos, sempre pedimos a orientação de um profissional para que informe todos os detalhes que tem que ter pra gente fazer certinho e a gente percebe que isso faz muito bem porque a linha inclusiva é fundamental nos dias de hoje e principalmente para as crianças que tem algum tipo de deficiência, porque se encontram na referência do boneco bonito e eles não são coitados porque fazem parte desse universo. E através do lúdico é bem melhor e bem mais fácil explicar que não pode haver preconceito”.
Sobre a importância de saber que Viola Davis recebeu uma boneca confeccionada pela Preta Pretinha, Venancio enfatiza: “A importância é mundo, né, é mundo. Porque as nossas bonecas atravessam fronteiras e o fato de atravessar fronteiras é que leva sempre essa mensagem de referência, do feito à mão, da arte, e quando atinge o nosso público preto é interessante porque é a referência que tanto se busca e a referência da boneca negra é fundamental. Agora temos também, com esse filme da princesa que é a sereia [A Pequena Sereia], fizemos também, aproveitamos esse momento porque vai ser lançado o filme. A gente procura trabalhar esses temas sempre puxando para o lado negro, porque é fundamental uma criança negra poder se enxergar no brinquedo que acaba contribuindo para o cognitivo, acaba contribuindo para autoestima e tudo isso faz parte do nosso propósito”, conta.
“Estamos nesse segmento há bastante tempo, 22 anos. A gente trabalha com muito afinco. E essa situação do Black Money que tem acontecido é extremamente importante. Assim como a Maju escolhe a Preta Pretinha, a gente também escolhe nossos fornecedores, preferência sempre por fornecedores negros. A gente procura vestir as bonecas negras na estampa afro, comprando de fornecedores negros e tudo isso vem contribuindo para a gente formar uma rede sustentável”, finaliza Lucia Venancio, comentando sobre a importância de comprar e compartilhar negócios de pessoas pretas.