Mundo Negro

Conceição Evaristo, Kenia Maria e Teresa Cárdenas participam da “Primavera Literária” no Museu da República

Durante a 18° Primavera Literária do Rio de Janeiro a presença de negros na literatura será debatida. O evento acontece de 18 a 21 de outubro, no Museu da República, no Rio de Janeiro e está sendo promovido pela Liga Brasileira das Editoras (Libre), cobra políticas públicas para a garantia da chamada bibliodiversidade, a diversidade cultural aplicada ao mundo dos livros. A entrada é franca e são esperados 25 mil visitantes, das 10h às 20h.

Um dos destaques da programação será a mesa “Mulheres negras na literatura”, com as escritoras Conceição Evaristo, Paloma Franca Amorim, Eliane Alves Cruz e a cubana Teresa Cárdenas. O encontro acontecerá domingo (21), às 11h30, na tenda “Faça Amor, Não Faça Guerra”. No mesmo dia, às 17h, no Espaço Educativo, Tom Farias falará de “Carolina Maria de Jesus – uma biografia“.

Notícias Relacionadas


No Espaço Infantil terá a palestra “Oralidade e contos africanos: Histórias de ouvir da África fabulosa”, com Carlos Alberto de Carvalho. A conversa será seguida por uma oficina de ilustrações do livro “Histórias de ouvir da África fabulosa”, por Fabio Maciel, na sexta-feira (19), às 11h.

A representação negra na literatura infantil ganhará atenção no sábado (20), às 16h, em um bate-papo com as autoras e ativistas Cássia Valle, Luciana Palmeira, Simone Mota e Kenia Maria (presente na lista dos 100 negros mais influentes do mundo do Mipad, a premiação mundial para afrodescendentes). A mediação será de Ernesto Xavier.

Os 110 anos do compositor Cartola serão lembrados na festa, ainda no sábado, às 18h, com a apresentação dos músicos do Bloco Cartola é do Catete. O poeta mangueirense nasceu ao lado do antigo Palácio do Catete, em um 11 de outubro.

A musicalidade também estará presente na Primavera, na tenda “Faça Amor, Não Faça Guerra“, através das participações do Slam das Minas, na sexta-feira (19), às 15h30, em debate sobre ativismo jovem, e às 19h, nas ocupações artísticas. Domingo, às 18h30, a mesa “Mulheres do funk” reunirá Adriana Facina, Ingrid Neponucemo, Verônica Costa e Taísa Machado, com mediação de Carol Rodriguez.

Ao longo de suas 29 edições (divididas entre Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador), desde 2001, a Primavera Literária recebeu uma média de oito mil visitantes por dia. A programação é diversa, participam de palestras e debates cerca de 50 nomes por edição, com presenças de personalidades como Martinho da Vila, Ondajki, Leonardo Boff e Lázaro Ramos.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile