Mundo Negro

Conceição Evaristo é a nova curadora do clube de leitura ‘Pretaria Black Books’

O anúncio foi feito nesta terça-feira (30) no Instagram do clube de leitura “Eu não consigo mais segurar a notícia que nossa rainha, Conceição Evaristo, é a mais nova Curadora do nosso Clube”.

A Pretaria é um Grupo Editorial com projetos colaborativos voltados para a valorização da literatura afro-brasileira e da diáspora africana, através do incentivo à leitura e a capacitação dos leitores nas temáticas das relações étnico-raciais com foco na superação do racismo e discriminação em razão de raça/cor/etnia/religião/gênero ou origem.

Notícias Relacionadas


Conceição Evaristo, é a escritora brasileira de maior renome nacional e internacional na atualidade, ela representa “para nós mulheres e povo negro uma esperança que cada vez mais leitores buscarão conhecer e reconhecer nossas escrevivências e intelectualidade”. Conceição, conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura no ano de 2015 com o livro Olhos D’água, sua produção literária é vasta abarcando gêneros desde a poesia, prosa, contos, e o romance, como Ponciá Vicêncio, obras reconhecidas e traduzidas em países como França, EUA, Alemanha, Portugal e países africanos. Aos 71 anos de idade Conceição questiona: “Por que a minha competência está sendo tão tardiamente reconhecida? (…) É preciso questionar essas regras e dinâmicas sociais, culturais e econômicas que tornam tudo muito mais difícil para as pessoas negras”.

O Grupo Editorial Pretaria surgiu em 25 de julho de 2015 Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha com a reunião de um grupo de pesquisadoras negras (graduadas, mestrandas e doutorandas), para desenvolver projetos colaborativos que contribuem para a eliminação de preconceitos raciais e promoção de uma sociedade mais justa por meio da literatura. Possibilitando à população brasileira o reconhecimento das suas origens africanas e ameríndias, assim como à valorização de suas histórias e memórias culturais.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile