Mundo Negro

Com programação cultural e caminhada, Curitiba recebe 9ª edição da Marcha do Orgulho Crespo

Fotos: Divulgação/Assessoria

No próximo dia 9 de novembro, Curitiba será palco da 9ª edição da Marcha do Orgulho Crespo, evento que desde 2016 promove a conscientização sobre o racismo estético e reforça o orgulho da identidade negra. Inspirada no movimento que teve início em São Paulo em 2015, a marcha curitibana, que terá início às 9h, na Praça Santos Andrade, tem como objetivo educar a sociedade sobre a discriminação racial, com foco na valorização dos cabelos crespos e cacheados.

O evento deste ano ganha um significado ainda maior, com a oficialização da marcha no calendário municipal para o dia 12 de novembro, graças à lei nº 12.555/2023, proposta pela vereadora Carol Dartora. A marcha surgiu após um episódio de racismo sofrido pela cantora e ativista Michele Mara, em 2016, e desde então tem sido um marco de resistência e empoderamento estético para a população negra de Curitiba.

Notícias Relacionadas


Com uma programação repleta de atividades culturais e rodas de conversa, o evento visa fortalecer a autoestima da população negra e combater a pressão por padrões estéticos eurocêntricos. A 9ª edição da marcha contará com oficinas de penteados afro, apresentações teatrais e musicais, além de uma caminhada que simboliza tanto um ato de protesto quanto uma celebração da negritude.

Para Michele Mara, uma das líderes do movimento, o evento simboliza o resgate de histórias de luta e ancestralidade. “Cada pessoa negra que assume seu cabelo crespo está resgatando uma história de luta, orgulho e ancestralidade. Neste ano, com a marcha oficializada no calendário da cidade, reafirmamos que o nosso cabelo, a nossa cultura e a nossa identidade têm lugar, voz e poder em Curitiba”, destaca a cantora.

Programação completa

9ª Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba
Manhã – 09 de novembro de 2024
9h às 12h: Abertura ao público com oficinas de penteados afro, contação de histórias e encontro de mães negras. No palco da Praça Santos Andrade, haverá uma apresentação de teatro afro-infantil, e o serviço de penteados continuará na tenda.

Atividades culturais: intercâmbio entre migrantes africanas e mulheres negras brasileiras.
Atividades infantis, rodas de conversa e oficinas de dança.

12h30 às 13h30: Lanche coletivo no pátio da UFPR para integração entre os participantes.
Tarde – Caminhada e Atos Culturais
13h30: Concentração da Marcha na Boca Maldita com o Bloco Afro Pretinhosidade.

14h: Início da caminhada, passando pela Rua XV de Novembro e terminando na Praça Santos Andrade, UFPR. A caminhada é um ato de protesto e celebração, convidando toda a sociedade a participar e fortalecer a luta antirracista.

Tarde/Noite – Apresentações Culturais
15h15 às 22h: Shows no palco da Praça Santos Andrade, com apresentações de:
MUV e Michele Mara
Dharma Jazz e Kimera
Bloco Afro Pretinhosidade (Cortejo e show)
Grupo Baquetá
Maíra Carvalho
Janine Mathias
Soul Ébano

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile