“A gente só queria comunicar a nossa realidade como ponto principal, a nossa cultura, o Tambor, as comidas, os remédios caseiros, as estratégias, o criar alternativas de sobrevivência, a relação e cuidado com a natureza. A gente queria comunicar a potência que é os saberes ancestrais e como devem permanecer vivos e respeitados”, diz Raimundo José, quilombola e um dos fundadores do TV Quilombo Rampa, canal no Youtube que transmite para o mundo a rotina, lutas, tradições e conquistas dos moradores do Quilombo do Rampa, no Maranhão. O local, fundado em 1818, é composto por 4 comunidades, onde vivem atualmente cerca de 500 pessoas.
A comunicação surgiu nessa comunidade como uma ferramenta de informação, resistência e documentação. O projeto da TV Quilombo, especificamente, nasceu em 2017 e hoje as informações da região também são compartilhadas por meio de rádio e podcast.
Notícias Relacionadas
“A nossa preocupação desde o início foi falar de nós para nós, de dentro para dentro, fazer com que o quilombo inteiro, desde a criança até o ancião se sentissem capazes de ocupar o espaço que eles sempre pensavam que não existia até ter contato. Eles também pensavam que não poderiam ocupar esses espaços, que sempre nos foi negado. Queríamos nos comunicar de uma forma que todos ficassem à vontade para apresentar a própria realidade”, detalha José.
TRIPÉ DE BAMBU, DRONE E MUITA RESISTÊNCIA
Começar o projeto do zero foi um grande desafio para o grupo. “Costumo dizer que Quilombola já nasce lutando, pois o preconceito e o racismo infelizmente já são bem estruturados e bem alimentados em nosso país”, diz Raimundo. “Os desafios são vários, no nosso caso, criar uma TV sem recurso, a partir de materiais improvisados, câmera de papelão, microfone de graveto tripé de Bambu e muitos outros materiais improvisados foi um tremendo desafio, fazer com que as pessoas olhassem e respeitassem foi e é ainda um grande desafio. Hoje bem menos, pois temos uma estrutura melhor”.
O projeto que Raimundo criou só com o amigo William, hoje conta com uma equipe de mais de 30 pessoas e diversos canais de comunicação.
(Câmera em tripé de bambu. Foto: Reprodução)
A TV Quilombo oferece um espaço de experimentação através da abertura do estúdio para toda a comunidade, trabalha com diversas mídias e plataformas, e incentiva a propagação dos saberes ancestrais e as trocas intergeracionais com encontros e reuniões. Mesmo com os desafios, o produtor quilombola está contente com os resultados do trabalho que tem feito.
(Foto: Reprodução)
“As melhores coisas superam todas as dificuldades, que no geral foi fazer com que o nosso povo pudesse ser protagonista da própria história. Contamos essa história do nosso próprio jeito, afinal ninguém melhor pode contar nossa história do que nós mesmos”, diz Raimundo, orgulhoso. “Fazer com que a criança, o jovem, o adulto e o ancião se enxergassem na TV com sua própria história, não tem preço. Ver que a TV vem contribuindo no enfrentamento diário de aceitação da nossa identidade é algo maravilhoso e continuar esse processo é mais que importante, é essencial”.
Para conhecer mais e apoiar o projeto da TV Quilombo acesse o site do projeto. https://www.tvquilombo.com.br/
Conteúdo patrocinado pela Boeing, uma campeã de diversidade e inovação.
Como uma empresa aeroespacial líder global, desenvolvemos, fabricamos e prestamos serviços de manutenção a aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países.
Aproveitamos os talentos de uma base global de fornecedores para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto na comunidade.
Nosso time diverso está comprometido em inovar para o futuro, liderando com sustentabilidade e cultivando uma cultura baseada nos valores fundamentais da empresa de segurança, qualidade e integridade. Junte-se ao nosso time e encontre seu propósito.
Saiba mais em: https://ad.doubleclick.net/ddm/clk/539263077;347999964;l?https://jobs.boeing.com/boeing-in-brazil