Por Marcela Lemos
O estudo da cor da pele é fundamental para compor uma bela imagem de forma harmônica. A pele negra foi identificada, com base no estudo das peles de Suzanne Caygill chamado Color Harmony, em 38 tons, classificados em seis categorias sendo:
- dois grupos de peles quentes;
- dois grupos de peles frias;
- dois grupos de peles neutras.
O nome dado a cada um dos grupos são derivados de nomes de regiões, ritmos musicais e temperos.
Calipso: um ritmo musical caribenho, alegre e agitado, pele quente e dourada que combina com quase todas as cores quentes, mas especialmente com a luminosas, em que predominam o amarelo-dourado e os tons quentes de rosa como (salmão, coral e pêssego), tanto na roupa quanto no cabelo e na maquiagem. É recomendando joias e acessórios dourados.
Spike: significa temperado com condimentos quentes e apimentados, é avermelhada e é encontrada facilmente no Brasil. É uma pele que se harmoniza com cores avermelhadas e alaranjadas, vivas e quentes. O ideal é usar acessórios e joias dourados.
Saara: corresponde à cor do deserto do Saara, um amarelo claro neutro, com tendência a frio. As cores que predominam para este tipo de pele é a cor fria (roxo, magenta, amarelos-claros, verdes-claros) e vários tons de bege. As joias e acessórios que combinam são os prateados.
Nilo: é o nome do rio africano, neutro e com tendência a ser frio, muito claro aproximando da cor marfim. Pela cor não se nota a ascendência negra, é uma pele clara e fria e não é muito comum no Brasil. As cores que combinam são as claras ou neutras frias como (cinza-azulado ou marrom-esverdeado-claro). Evite as cores escuras pois ficam com muito contraste, tornando a pele mais pálida e opaca. Use joias e acessórios prateados.
Jazz: é escuro da cor do chocolate ou café, seu nome deriva do gênero musical que alterna movimentos rápidos e lentos. Esse tipo de pele é encontrado em todas as regiões da África. É de cor fria, viva, pura e contrastantes com predominância para o magenta e o roxo. É recomendado usar acessórios e joias de qualquer tipo (prateados ou dourados).
Blues: nome de gênero musical conhecido por canções tristes e lentas, também é uma pele de cor fria, viva, pura e contrastante com predominância para o azul, verde e o carmim. Para joias e acessórios use os prateados.
Com essas dicas do seu tipo de pele, fica muito mais fácil na hora de escolher um look, um make e arrasar na produção.
Qualquer dúvida que houver contate uma Personal Stylist
Marcela Lemos
Consultora de Moda e Estilo
marcela@vestilonegro.com.br
(11) 9 6245-8827