O Circuito Gastronômico de Favelas chega à sua sétima edição em Belo Horizonte, na Comunidade da Serra, neste final de semana, dias 2 e 3 dezembro, com entrada gratuita, a partir das 12h, revelando talentos e sabores de diversas comunidades da capital mineira, incluindo diversos shows na programação e sessão de cinema.
O menu é composto apenas por receitas autorais e tem a proposta de empoderar os cozinheiros periféricos, além promover arte e cultura na cidade. Entre os convidados estão: a cozinheira Lia, da Barragem Santa Lúcia, que irá preparar a sua famosa Língua Recheada com Arroz do Campo e Banana Chips.
Notícias Relacionadas
No Instagram, o Circuito divulgou mais informações sobre a programação. “A Feijoada da Dona Dirce tá de volta, ao lado de outros pratos deliciosos preparados pelos cozinheiros”, diz um post sobre a chef do Alto Vera Cruz. Enquanto Marlene, do Taquaril, “participa de mais uma edição trazendo o seu Embolado Berrante! Ela que sabe tudo sobre as PANC’s – Plantas Não Convencionais”, celebra.
O evento também aproveitará a ocasião para homenagear Rudney Carvalho, cavaquinista que faleceu em outubro de 2023 e se apresentou em todas as edições anteriores do circuito.
No sábado, 2 de dezembro, quando também é celebrado o Dia Nacional do Samba, haverá uma roda de samba da banda Delegas Samba Clube, comandada por Thiago Delegado e convidados, além de exibição do filme “Marte Um”, cuja trama acompanha uma família negra, residente da cidade de Contagem (MG). No domingo, Manu Dias e Dé Lucas, morador da comunidade da Serra e pai do ator Cícero Lucas, protagonista de “Marte Um”, realizam uma roda de samba. Os Djs Zubreu e Joca se revezam na discotecagem nos dois dias de evento.
Segundo divulgado pela CNN Brasil, nesta edição, o evento contará com a participação de 12 cozinheiros, sendo quatro da Comunidade da Serra. Os pratos e cozinheiros participantes são:
- “Feijoada Senzala”, prato elaborado pela Dirce, do Alto Vera Cruz
- “Lanceta”, feito pela Lora, do Barreiro
- “Língua Recheada com Arroz e Banana Chips”, da Lia, da Barragem Santa Lúcia
- “Pastel Trem de Minas”, criação do Diones, do Barreiro
- “Trio da Lua”, receita da Luana Andrade, da Vila Estrela
- “Suado Ancestral”, prato da Vanessa, do Beco
- “Torta de Frango”, elaborado por Romney Batista, do Morro das Pedras
- “Frango com pó de quiabo”, elaborado pela Wanusa, do Morro do Papagaio
- “Peixe frito” do Isaías, da Vila Conceição
- “Paella” preparada pela Dri, da Vila Conceição
- “Bombons e tortas diversas ”, da Alê Lucia, da Vila Aparecida
- “Embolado Berrante”, da Marlene, do Taquari
Serviço
Circuito Gastronômico das Favelas
Dias: 2 e 3 de dezembro
Horário: 12h às 20h (sábado) e 12h às 18h (domingo)
Entrada: Gratuita
Local: Rua da Passagem, Serra