Mundo Negro

Cinema Negro: Festival Internacional se une ao Cultne na terceira edição do Fianb

Foto: Divulgação.

Parceria entre Apan e Cultne firma elo entre a memória e o futuro do cinema e do audiovisual negros no Brasil

Pensar Memória e Futuridades é o mote da terceira edição do Festival Internacional do Audiovisual Negro no Brasil (Fianb), que este ano propõe pensar “O audiovisual negro como um espaço de uma convocação para a vida”, entre os dias 23 e 27 de novembro, em São Paulo.

Notícias Relacionadas


O Cultne, maior acervo digital de cultura negra da América Latina, se soma ao Festival, por meio da presença marcante de Filó Filho, idealizador e diretor do acervo que também é uma TV digital. 

Com seu trabalho, Filó e uma equipe de profissionais, registraram momentos muito importantes da história do povo negro brasileiro, como a Conferência de Durban, em 2001. O acervo guarda também depoimentos de grandes pensadoras e pensadores negros como Lélia González, Abdias do Nascimento e muitos outros.

“É um encontro da minha geração com a geração de jovens profissionais do audiovisual negro, e todos nós buscamos o letramento audiovisual, que eu fui buscar dentro da memória pública e hoje é construída de formas muito mais diversas.. Então, isso é muito importante, estar trocando conhecimento e perspectivas das formas de fazer e pensar o audiovisual negro, porque é firmar um momento de transformação da linguagem e do cinema brasileiro operado pelo nosso protagonismo”, destaca Filó, que, na programação, vai apresentar uma masterclass sobre Memória e História Pública.

Dando um salto para o futuro desejado, a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), que realiza o Festival, deseja que o entendimento e reverência a quem veio antes, o conhecimento de caminhos, ferramentas e pontes entre realizadores do Audiovisual negro no Brasil e políticas públicas garantam espaços de protagonismo ao ecossistema do cinema negro no País.

A APAN tem como missão a articulação permanente da pluralidade do audiovisual negro feito hoje, em todos os cantos do país. Esse movimento de ampliar um seminário para a proposição de um festival só é possível na interlocução com entidades como a Cultne e com diálogos internacionais, como o iniciado este ano com o Steps-Afridocs”, diz Rodrigo Antonio, presidente executivo da APAN.

“É do encontro dessas múltiplas metodologias de afirmação das narrativas negras que a gente constrói formas de incidência social  conectadas com o momento político do país e, principalmente, de transformação da percepção do mercado em relação às narrativas negras”, conclui.

Formativas 

O Fianb conta com uma rica programação formativa em três espaços da cidade de São Paulo. Confira:

Dia 24/11 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca
10h -12h – Painel 1 – Grace Passo, Janaina Oliveira e Tatiana Carvalho

Dia 25/11 – Centro Cultural São Paulo
10h – 12h – Painel 2  – Mercado Audiovisual e Equidade Racial
Tom Pinheiro, Maria Shu e Gleidson Mercês – Mediação Janaina Oliveira ReFem

18h30 – Painel 3 – Tecnologias ancestrais, as construções políticas do movimento negro no contemporâneo.
Nathalia Carneiro e Sil Bahia –  mediação Joyce Prado.

Dia 26/11 – Centro Cultural São Paulo
14h – 16h Mesa 4 – Cinema especulativo no cinema negro brasileiro
Kênia Freitas, Yuri Costa, Eric Paiva – Mediação Kariny Martins

Dia 26/11 – Ibira Laqb Cine
15h – 17h Mesa 05 Cineclubismo e a difusão do cinema negro no Brasil com Clemenno  JR, Pâmaela Ohnitram, Daniel Fagundes, mediação Thais Scarbio

Dia 27/11 – Centro Cultural São Paulo
15h – 17h – Mesa 6  A comunicação pública como janela de conexão das diásporas.
Jeã Santos, Joel Zito Araújo, Rita Freire, Rodrigo Antônio

SERVIÇO – 3º Fianb – Festival Internacional do Audiovisual negro no Brasil

Datas: De 23 a 27 de Novembro
Locais – São Paulo/SP

Mostra internacional, Mostra Nacional e debates – Centro Cultural São Paulo

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile