Mundo Negro

Cineasta negra lança filme sobre universitários negros e saúde mental

A Universidade pública brasileira se configura como um espaço onde a predominância de alunos, funcionários, professores e pesquisadores, é branca. Vivendo isso diariamente, a cineasta Natasha Rodrigues, negra e graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), decidiu, no seu trabalho de conclusão de curso, lançar o olhar para os conflitos vivenciados pelos alunos negros nestes espaços.

A decisão veio quando Natasha soube da história de um aluno negro que, recém chegado ao campus, passou a ter mania de perseguição. Neste momento a diretora começou a pensar a relação do racismo com a saúde mental e destes questionamentos nasceu o  “Cabeças Falantes”.

Notícias Relacionadas


Neste filme ela expõe, na condução ficcional e nos depoimentos, as crises existenciais vividas pelos raros alunos negros da instituição, ao mesmo tempo que molda a perspectiva de uma nova realidade a partir da organização do Núcleo de Consciência Negra da Unicamp e da recente aprovação das cotas no vestibular da Universidade.

O  “Cabeças Falantes” será exibido no dia 18 de novembro, às 18 horas, no Espaço Cultural TORTA – Rua Duque de Caxias, 537, Centro. Campinas/SP. Logo após a exibição do filme haverá bate-papo com Natasha Rodrigues (diretora; multimeios – Unicamp); Carolina Santos Pinho (pesquisadora; educação – Unicamp) e Day Rodrigues (realizadora e feminista negra). A entrada para o evento é gratuita. Saiba mais clicando AQUI.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile