Mundo Negro

Cinco trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão nas instalações do Lollapalooza

Foto: Divulgação/Time For Fun

Cinco trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão nas instalações do Lollapalooza, festival de música que acontece entre esta sexta-feira (24) e domingo (26), em São Paulo. Eles foram encontrados por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na última terça-feira.

Os homens resgatados estavam dormindo entre fardos de bebidas, sobre pallets e colchonetes, em tendas montadas dentro do complexo do Lollapalooza no Autódromo de Interlagos. A vigilância seria necessária para garantir a segurança da mercadoria, depois de trabalharem 12 horas por dia como carregadores de bebidas. Eles receberiam R$ 130 por dia de trabalho e continuariam trabalhando até o dia 29, durante a desmontagem do evento.

Notícias Relacionadas


A produtora de eventos Time 4 Fun, conhecida como T4F, organizadora do festival, disse em nota exigir que todas as empresas prestadoras de serviço garantam condições de trabalho aos seus funcionários e que encerrou o contrato com uma terceirizada.

As vítimas trabalhavam sem os devidos registros trabalhistas. “Com idade entre 22 e 29 anos, eles não tinham dignidade alguma, dormiam dentro de uma tenda de lona aberta e se acomodavam no chão. Não recebiam papel higiênico, colchão, equipamento de proteção, nada”, afirma Rafael Brisque Neiva, auditor fiscal do Trabalho que participou da operação de resgate.

Eles começaram a trabalhar na semana passada e desde então, eles foram proibidos de voltar para casa e nem tomaram banho em uma casa localizada pela terceirizada Yellow Stripe.

Em nota, a Yellow Stripe informou que “cumpriu as determinações do Ministério do Trabalho, sendo que os empregados em questão foram devidamente contratados e remunerados”.

No mesmo dia do resgate, as empresas foram obrigadas a ressarcir cada trabalhador com cerca de R$ 10 mil. Eles também terão direito ao seguro-desemprego.

Fonte: Folha de São Paulo

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile