Mundo Negro

Cientista afro-brasileiro conquista Universidade de Princeton com aula sobre computação quântica

Foto: Divulgação

O cientista afro-brasileiro Paulo Sergio Rufino Henrique ministrou a oficina “Quantum Computing Without Fear: A Beginner’s Journey – A-Z Study Guide” na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, na semana passada, durante a 15ª Conferência IEEE Integrated STEM Education (ISEC’25). Esta foi a segunda participação consecutiva do Paulo Henrique, após a bem-sucedida oficina em 2024 sobre a Segunda Revolução Quântica.

Morando há mais de 15 anos na Europa, Paulo residiu nove anos em Londres, e nos últimos sete em Paris, onde atua como executivo na área de inteligência artificial. Formado no Brasil e com mestrado em Wireless Communication Systems pela Brunel University na Inglaterra, atualmente o cientista é doutorando na fundação científica dinamarquesa CTIF Global Capsule, pesquisando as futuras redes 6G e computadores quânticos sob a supervisão do renomado cientista Professor Ramjee Prasad, uma das maiores autoridades mundiais em sistemas de comunicação sem fio.

Notícias Relacionadas


O brasileiro, um experiente engenheiro elétrico com atuação destacada nas áreas de telecomunicações e inteligência artificial, também é autor do livro “6G: The Road to the Future Wireless Networks 2030”, uma das primeiras obras a descrever as futuras tecnologias de comunicação sem fio que será lançada em 2030. 

Foto: DIvulgação

Durante a conferência em Princeton, estudantes, professores e pesquisadores participaram ativamente da oficina, que contou com a orientação dos professores Ramjee Prasad e Albena Mihovska, também do CTIF Global Capsule. O evento adquiriu significado especial por coincidir com o centenário da mecânica quântica, celebrado em uma instituição histórica associada a personalidades lendárias como Albert Einstein, John von Neumann, Alan Turing, Alonzo Church, Richard Feynman e, mais recentemente, Michelle Obama.

Entre os participantes ilustres estavam a Dra. Joy Barnes Johnson, educadora afro-americana de ciências das Princeton Public Schools; Kristen Outler, desenvolvedora educacional da Spark Photonics Foundation; e o professor John Little, da Virginia Tech. Paulo agradeceu especialmente ao professor Ashutosh Dutta, da Universidade Johns Hopkins, e ao Comitê STEM do IEEE pelo importante apoio recebido durante o evento.

Foto: Divulgação

Experiência na IBM

Durante a mesma viagem, Paulo visitou também o IBM Quantum Research Lab, localizado no prestigiado centro de pesquisa da IBM, o IBM Thomas J. Watson Research Center, em Nova York. Esta experiência representou um marco importante em sua pesquisa, permitindo-lhe explorar diretamente as instalações de ponta dedicadas à computação quântica da IBM e entender melhor seu roteiro tecnológico pioneiro.

As interações com cientistas e especialistas em desenvolvimento de negócios da IBM forneceram a Paulo insights valiosos sobre as aplicações práticas e iniciativas atuais de pesquisa em tecnologias quânticas, destacando o papel crucial que a computação quântica terá no futuro das redes sem fio e na tecnologia global.

Paulo fez questão de agradecer à equipe do IBM Quantum pela hospitalidade e pelas enriquecedoras discussões durante sua visita.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile